Um mecanismo exclusivo que mata as células cancerosas sem prejudicar as células saudáveis
Na Universidade de Tel Aviv, Israel, pesquisadores descobriram mais uma arma estratégica contra o câncer. Trata-se de uma forma de fazer as células cancerígenas se autodestruírem.
Tal como ocorre com a molécula que bloqueia a proteína MCL1, a descoberta dos pesquisadores israelenses se baseia na modificação de proteínas específicas que impedem a divisão celular. Certos compostos em células cancerígenas - derivados da fenanthridina química - impedem que os cromossomos celulares se separem, interrompendo assim a divisão celular. Alguns testes já foram feitos com culturas de células cancerígenas e com ratos que receberam células malígnas humanas. O próximo passo será fazer testes em humanos.
"De acordo com o mecanismo que descobrimos, as células cancerosas que proliferam, mais rapidamente e mais eficientemente serão erradicadas", diz Malka Cohen-Armon, uma das pesquisadoras da equipe. Os resultados foram positivos em uma variedade de tipos de tumores em culturas de células humanas de câncer, incluindo câncer de mama, pulmão, ovário, cólon, pâncreas, sangue e cérebro.
O mecanismo foi utilizado em camundongos portadores de células de câncer de mama, atualmente resistentes aos tratamentos usuais, tendo resultado positivo em impedir o crescimento do tumor.
A equipe de Tel Aviv pretende estudar mais detalhadamente como o mecanismo proteico combate o câncer de mama e o câncer de pâncreas, e também desenvolver um possível medicamento contra eles.
"Identificar o mecanismo e mostrar a sua relevância no tratamento de tumores desenvolvidos abre novas vias para a erradicação do desenvolvimento rápido de cânceres agressivos sem danificar tecidos saudáveis", diz Cohen-Armon. .F
Com informações do Science Alert
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: