Sintomas gastrointestinais, como inchaço e diarreia, sintomas psicológicos, anemia, convulsões… A ciência está mais próxima da cura deste mal.
E se a doença celíaca não fosse causada por causas genéticas e sim por um vírus? Pois bem, é isso que um grupo de cientistas estão investigando.
Os cientistas suspeitaram que a doença celíaca fosse provocada por um componente ambiental; uma das evidências para isso é estatística: 2% das pessoas que vivem em uma província da Finlândia, sofrem da doença enquanto apenas 0,2% dos habitantes da vizinha República de Carélia são celíacos. Já nos EUA, de 30% a 40% da população têm pelo menos uma das características genéticas que predispõe os sintomas, mas apenas 1% tem a doença. Com base nesses dados, os pesquisadores foram em busca de outras evidencias e encontraram um certo reovírus que pode desencadear o transtorno. Em pesquisas mais aprofundadas, descobriram que uma resposta imune intestinal em moléculas de glúten, podem ser disparadas por uma estirpe de reovírus chamada T1L.
Porém essa não foi a unica evidência. Em pessoas celíacas foram encontrados anticorpos para o tal reovírus. A idéia é que houve uma exposição viral anterior.
Pesquisas mais aprofundadas serão feitas, já que certamente há uma ligação entre o reovírus e a doença celíaca. O vírus pode apenas ser um fator dentre vários outros que podem provocar o distúrbio. .F
Com informações da Gizmodo
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: