Com um alcance de pouco mais de 300 km e velocidade de 300 km/h o Lilium é o único avião elétrico capaz de decolar verticalmente.
Para o alto e avante! É assim que ocorre com o conceito da empresa alemã Lilium, com sede em Munique e apoiada por investidores que incluem o co-fundador da Skype, Niklas Zennström. Trata-se de um jato VTOL (Vertical Take-Off and Landing ou "Decolagem e Aterrissagem Vertical") que poderia ser usado também como um táxi urbano.
Os testes de vôo já foram realizados e um protótipo de dois lugares executou manobras que incluíram uma transição do modo de hover - pairando semelhante a um drone - para o vôo normal, como um avião.
O jato, tem o consumo de energia semelhante a um carro elétrico e poderia oferecer vôos de passageiros a preços comparáveis aos táxis normais, mas com velocidades cinco vezes mais rápidas, disse a Lilium.
Várias outras empresas como a e-volo com sede em Mannnheim, Terrafugia em Boston e a israelense Joby Aviation já estão desenvolvendo seus próprios projetos. A Google, a Tesla e o Uber também mostraram interesse na nova tecnologia.
Os fabricantes de "carros voadores" ainda enfrentam obstáculos, incluindo convencer os governo e o público que seus produtos podem ser usados com segurança. Os regulamentos para drones e carros sem motorista ainda são os primeiros na agenda das autoridades; talvez ainda demore para que os táxis voadores sejam vistos voando de um canto a outro da cidade.
Com informações theguardian
Focou??? Fúlvio Garcia
Se depender de uma start up holandesa, o carro voador decolará próximo ano.