Luzes em pacientes em estado de coma podem incentivar seus ritmos circadianos naturais e ajudá-los a despertar? Um pequeno estudo da Áustria diz que sim.
Conhecidos por ritmos circadianos, os ciclos diários são indicações ambientais que o organismo humano segue para saber quando comer, dormir ou acordar. Em organismos saudáveis, esses ciclos incluem pequenas alterações na temperatura corporal, aumentando durante o dia e diminuindo a noite.
Para a pesquisadora Christine Blume, do laboratório para a pesquisa do sono e da consciência da Universidade de Salzburgo na Áustria, quanto mais próxima do ritimo circadiano de uma pessoa normal a temperatura de uma pessoa com lesão cerebral grave estiver, maiores serão as chances de recuperação do coma.
O resultado dos primeiros testes sugerem que o monitoramento dos ritmos circadianos podem ajudar um dia na recuperação de um paciente em estado de coma.
Dezoito pessoas com lesões cerebrais graves serviram ao pequeno estudo; dentre eles, algumas foram diagnosticadas com síndrome da vigília sem resposta, também chamada de estado vegetativo. Durante uma semana, os pesquisadores monitoraram as temperaturas corporais dos participantes e avaliaram o nível de consciência da cada pessoa com a Escala de Recuperação de Coma, medindo as respostas ao som e a capacidade de abrir os olhos com ou sem estimulação. A conclusão foi que os pacientes que obtiveram melhores resultados tinham também padrões de temperatura corporal mais próximo do ritmo saudável de 24 horas. Dois dos oito pacientes que foram expostos à estimulação de luz ao longo de uma semana, responderam positivamente. Como o estudo não foi amplo, é necessário que mais testes sejam feitos para que haja certeza a respeito da eficiência da terapia.
"Nós realmente esperamos que seja possível trazer o paciente de volta do coma por meio da luz", disse Blume. "Por isso, incentivamos os médicos a criarem um ambiente no hospital que imite o ciclo natural da luz durante o dia e a escuridão durante a noite - especialmente, as lâmpadas de luz do dia podem ser úteis". .F
Com informações Live Science
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: