Nos consultórios odontológicos, está cada vez mais comum a visita de pacientes com problemas de oclusão dentária ou em linguagem menos técnica, mordida desalinhada. Como o próprio nome diz, a mordida desalinhada ou errada é uma anormalidade na boca que acontece quando os dentes de cima não tocam com exatidão os dentes de baixo; este problema se apresenta de várias formas como lacunas entre os dentes, mordidas cruzadas, falta de dentes e aglomeração.
De acordo com estudos realizados pelo departamento de fisiologia da Universidade de Barcelona e da Universidade de Innsbruck (Austria), existe uma relação entre a oclusão dentária e o controle postural; ou seja, a primeira influi na segunda de uma forma muito acentuada.
Como uma influi na outra?
A explicação para isso pode ser encontrada na Neurofisiologia: O nervo trigeminal responsável pela mastigação tem uma relação estreita com o núcleo vestibular, bastante conhecido pelos médicos por estar ligado ao controle do equilíbrio. Assim, uma mastigação errada, produzida por uma mordida errada (oclusão dentária) afeta o nervo trigeminal que afeta também o núcleo vestibular causando um mau equilíbrio.
“Portanto, seria útil, tanto para a população em geral quanto para atletas, considerar corrigir oclusões dentárias para melhorar o controle postural e, assim, evitar possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema motor”, explica Julià-Sánchez uma das autoras do estudo.
Focou ???
Fúlvio Garcia