O filo Tardigrada está bastante relacionado com os Artropodes (filo de animais com exoesqueleto e vários pares de apêndices articulados). Os tardígrados são conhecidos como ursos d’água por serem gordinhos e andarem como um Urso. Esses pequenos animais de poucos milímetros (entre 0,05mm e 1,5mm a depender da espécie) são muito interessantes e chamaram a atenção dos cientistas desde o primeiro momento por possuírem uma característica que nenhum outro animal tem: sua incrível resistência!
O filo Tardigrada é grande; possui cerca de 1000 espécies. O primeiro a descrevê-lo foi o pastor Johann August Ephraim Goeze em 1773; o primeiro a reconhecer a descoberta e nomeá-la com o nome “il tartigrada” (que se move devagar) foi o padre italiano Lazzaro Spallanzani em 1776.
Esses pequeninos ursos d’água podem sobreviver a praticamente tudo! São pequenos, mas são durões! Eles passam muito bem em temperaturas extremas que vão de – 200 a 151 graus centígrados, ficam tranqüilamente congelados em um bloco de gelo por um grande período de tempo, podem ficar sem água, não por dias, nem meses, anos, mas por décadas. Interessante não? Esses bichinhos são mesmo interessantes e resistentes, mas ainda não acabou a lista. Se por acaso um tardígrado entrar em contato com alguma substância nociva, nada lhe acontecerá; e se por acaso lhe faltar oxigênio? Pois bem, nem assim o urso d’água bate as botas. Se for exposto a níveis altíssimos de raios X também não será atingido, e o mesmo acontecerá se for submetido a baixas ou então a altíssimas pressões. Ou seja, são bem poucas coisas que podem abalar a sua saúde de ferro.
Curiosos para saber até aonde a resistência desse pequeno casca grossa conseguiria ir, os cientistas enviaram algumas espécies ao espaço onde foram submetidos ao vácuo total e a radiações capazes de incinerar qualquer ser vivo; de volta à terra, constatou-se que metade dos tardígrados, que fizeram parte da experiência, estava viva.
Com toda essa resistência, os tardígrados são os primeiros seres vivos multicelulares que conseguem chegar em ambientes extremos e colonizá-los; eles se alimentam de micróbios e daí acumulam elementos importantes para a vida como nitrogênio, carbono e fósforo.
Os Tardígrados são os grandes campeões de resistência. Nem sempre o maior é mais forte! .F
Focou??? Fúlvio Garcia