A NASA pretende enviar um submarino robô que irá coletar dados dos oceanos de Titã. Para quem não sabe, Titã é o maior satélite de Saturno, sendo o segundo maior do Sistema Solar (o maior é Ganímedes, satélite de Júpiter) uma vez e meia maior que a Lua.
A sonda será equipada com diversos aparelhos meteorológicos, radares e sonares que medirão ondas, analisarão a atmosfera e recolherão amostras da água, de rochas e do que estiver submerso; as câmeras irão captar várias imagens do fundo do mar em Titã.
Titã é uma lua gelada, e quem pensa que os oceanos dela são compostos com H2O como aqui na Terra, está muito enganado; essa lua é coberta com metano líqüido e suas nuvens são compostas por cianeto.
Segundo os cientistas Titã tem muita semelhança com a Terra primitiva, daí o interesse em explorá-lo. Porém não será fácil; o projeto demandará tempo e muita pesquisa, além de muito dinheiro. A sonda Cassini enviará dados (como profundidade, temperatura e pressão) sobre os mares da lua de Saturno. Se tudo der certo, a primeira missão deverá ocorrer em 2038.
Focou ???
Fúlvio Garcia