A Agência Espacial Americana (NASA) lançou hoje às 20 horas (horário de Brasília) sua mais nova missão. Desta vez a NASA pretende interceptar o asteroide carbonáceo 101955 Bennu que se aproxima da Terra a cada 6 anos, sendo que há uma ínfima possibilidade de nosso planeta entrar na rota deste pequeno viajante entre os anos de 2175 e 2199. Quem viver neste período certamente não irá se preocupar, pois as chances de haver um choque espacial é de 1 em 2700.
O interesse da NASA neste asteróide é o mesmo de sempre: Entender a origem da vida, a origem do universo e do Sistema Solar.
A sonda Osíris-Rex (nome de uma divindade egípcia) irá interceptar Bennu (nome inspirado numa ave mitológica, também egipcia) que viaja pelo Sistema Solar a uma velocidade de 100 mil km/h. Se todas as manobras da nave derem certo, ela irá se encontrar com o asteróide em agosto de 2018 para mapear sua superfície e fazer fotos; em 2020 se aproximará e coletará materiais que serão lançados numa cápsula de volta à Terra, com chegada prevista para 2023.
Focou ???
Fúlvio Garcia