Você sabia que no solado de seus sapatos pode haver uma variedade enorme de bactérias? Isso pode parecer óbvio, mas o que impressiona é a quantidade: Os pesquisadores da Universidade do Arizona, chegaram a descoberta de 421 mil tipos de bactérias no solado de um único sapato. Como esses seres unicelulares são extremamente pequenos, não é possível enxergá-los, e mesmo que seus sapatos pareçam novos e limpinhos, saiba que eles estão infestados de bactérias.
No chão existem bactérias de todos os tipos, desde a comuníssima E. coli até a Klebsiella pneumonia, causadora de infecções no trato urinário, a Serratia ficaria, responsável por infecções respiratórias e uma infinidade de outras mais, afinal são incríveis 421 mil bactérias.
A Escherichia Coli é aquela bactéria que vive no nosso trato intestinal inferior; é claro que a maioria deste tipo de bactéria são inofensivas, mas existem as perigosas que podem causar problemas, muitas vezes graves aos seres humanos. Essas bactérias estão nos pisos de sanitários e são transportadas, nas solas dos sapatos, para outros lugares, sendo que em qualquer ambiente elas são encontradas.
A única forma de evitar que o piso de nossa casa esteja um tanto protegido desses pequenos agentes patogênicos, é aderir ao costume japonês de deixar os calçados do lado de fora. Usar anti bactericidas algumas vezes por dia é uma outra medida mais cara e menos prática, mas que também resolve. É só escolher.
Escherichia coli no microscópio, ampliada 10.000 vezes. |
Focou ???
Fúlvio Garcia