As fotos tiradas a uma semana, quando a sonda espacial Juno iniciou seu mergulho de aproximação na atmosfera de Júpiter, em que ficou a apenas 4, 2 mil km da superfície do planeta gasoso, foram divulgadas hoje pela NASA. As fotos mostram o turbilhão de nuvens e também os pólos norte e sul do maior planeta do Sistema Solar. Nenhuma sonda havia conseguido fotografar tantos detalhes como a Juno.
Segundo um dos integrantes da missão, o norte de Júpiter é mais azul do que as outras partes do planeta e há muitas tempestades que também serão estudadas. Quando a câmara foi direcionada para o sul, foi possível ver a aurora. Além das fotos os aparelhos que registram ondas sonoras captaram a nevasca das partículas se movendo através do forte campo magnético do planeta. As outras ferramentas sensoriais de sonda irá analisar as camadas de Júpiter para medir composição, temperatura, os movimentos e suas propriedades. As tempestades que assolam o planeta a centenas de anos também serão analisadas na seqüência. Com todos esse dados coletados pela sonda, espera-se conhecer muito mais sobre as origens do planeta e também do Sistema Solar.
A Juno fará uma nova aproximação no dia 19 de outubro. No início do próximo ano a sonda fará um mergulho autodestrutivo em Júpiter e então a missão estará terminada.
Focou ???
Fúlvio Garcia