sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Curtas - Fenômeno raro acontecerá hoje a noite.

Neste último dia de Setembro, ocorrerá nos céus do Ocidente a segunda lua nova do mês, a Lua negra


A Lua negra é um fenômeno astronômico não muito raro que acontece uma vez a cada dois anos e meio; nele a parte iluminada da Lua fica na sombra da Terra e assim ela praticamente some do céu.
A Lua azul é a segunda Lua cheia de um mês; já a Lua negra é a segunda Lua nova do mesmo mês.
Depois de hoje, a próxima Lua Negra está prevista para agosto de  2019; a última vez que o fenômeno ocorreu foi março em 2014. Será um ótimo momento para observar as estrelas do céu, em lugares afastados da iluminação pública, é claro. .F

Focou???   Fúlvio Garcia

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Arqueologia - Uma cópia do Levítico é encontrada dentro de um pergaminho queimado.


      Um  scanner  de última geração combinado a um programa de computador permitiu ler o pergaminho do século III ou IV d.C, sem precisar desenrolá-lo 

Encontrado por arqueólogos a 45 anos atrás, a oeste do Mar Morto, em Ein  Gedi, um frágil pergaminho hebraico foi finalmente aberto, e já revelou uma cópia do Levítico, o terceiro livro do Pentateuco. Esta descoberta não é tão antiga como os manuscritos do Mar Morto (a versão mais antiga dos textos bíblicos), mas nela está sendo utilizada uma técnica arqueológica totalmente moderna, que é capaz de escanear todo o material (o rolo) e logo em seguida desenrolá-lo virtualmente. 
Situação em que o pergaminho foi encontrado


"Há tantos outros materiais originais e emocionantes que podem nos revelar os seus segredos - estamos apenas começando a descobrir o que eles podem nos falar." Disse empolgado o pesquisador Brent Seales da Universidade de Kentucky nos Estados Unidos.

Este pergaminho foi parcialmente queimado no século VI e quando foi descoberto em 1970, ninguém pôde abri-lo pois se desmancharia totalmente. A possibilidade de saber o conteúdo do rolo já havia sido descartada. Os testes de radiocarbono revelaram que ele data do século III ou IV depois de Cristo, mas alguns especialistas que o analisaram acreditam que possa ser mais antigo, isto porque o estilo da caligrafia é do século I no mais tardar de princípios do II.  
Os pesquisadores ficaram surpresos com a semelhança exata desta cópia do Levítico em relação ao texto Massorético (texto hebraico da Bíblia utilizado com a versão universal da Tanakh e como fonte de tradução para o antigo testamento da Bíblia Cristã).
Com a nova tecnologia, outros documentos danificados por algum motivo, poderão ser abertos e finalmente conhecidos. .F



Focou???   Fúlvio Garcia

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Astronomia - Telescópio Hubble descobre suposto jato de água em Europa.

Suposto jato tem dezenas de quilômetros de altura e esguicha a cada 8 minutos o equivalente a uma piscina olímpica.



"Não podemos afirmar ter provado a existência dos jatos, mas, sim, ter encontrado provas de que essa atividade pode existir." Disse o líder do estudo, Willian Sparks com cautela.

Em 2013 o telescópio Hubble captou o que parecia serem jatos de água surgindo da superfície de Europa; agora o  fenômeno se repetiu novamente. Na primeira visualização foi utilizada espectroscopia onde foi detectada evidências de moléculas de água dissociadas; agora em 2016 houveram evidências visuais de jatos. São duas provas independentes. A três anos atrás foi estimado que o volume de água esguichado a cada 8 minutos, seria equivalente a uma piscina olímpica. Os pesquisadores calculam que os jatos de água alcançam algumas centenas de quilômetros de altura antes de retornarem à superfície de Europa. 

No início da década o Hubble detectou uma concentração de oxigênio e hidrogênio num local próximo ao que foi detectado o suposto jato de água. As evidências agora são mais fortes e deixam os cientistas ansiosos na esperança de que no meio desse monte de água exista alguma forma de vida, mesmo que seja minúscula. 

Para comprovar essa hipótese, será necessário o envio de uma missão que vá até próximo desses jatos e recolha amostras para que sejam analisadas mais detalhadamente aqui na Terra. Uma outra forma de capturar material só seria possível, com uma missão que aterrizasse em Europa e perfurasse dezenas de quilômetros de gelo, o que seria muito difícil e envolveria um investimento muito maior.

A NASA e a ESA (Agência Espacial Européia) planejam enviar uma sonda que sobrevoará a lua de Júpiter. Nesse projeto das duas agências espaciais, a possibilidade de que haja jatos de água será estudada. .F

Focou???   Fúlvio Garcia

domingo, 25 de setembro de 2016

Tecnologia - O teletransporte já é possível!


A nova era da transmissão de dados por teletransporte


Para quem viu o teletransporte apenas em filmes de ficção científica, saiba que esta possibilidade já exite.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Calgary na Austrália consegui transmitir informações por meio de entrelaçamento quântico.
O entrelaçamento quântico é a ligação quântica de duas partículas que se correspondem mesmo distantes uma da outra e, o mais incrível, sem haver nenhuma forma aparente de ligação entre elas.
No caso desse teletransporte de informações, é necessário que haja primeiramente, uma ligação para que ocorra o desenlaçamento das partículas; depois deste processo, tudo o que ocorrer com uma partícula, ocorrerá também com a sua gêmea. 
Com essa tecnologia, a troca de informações se torna totalmente segura e eficaz, não havendo nenhuma possibilidade de perdê-las.  

Focou???   Fúlvio Garcia

.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Tecnologia – A bicicleta mais rápida do mundo!

Foram 144 quilômetros por hora não numa descida, mas em uma pista totalmente horizontal.

A evolução da bicicleta talvez seja a partir deste projeto! A primeira vista parece muito mais um veículo vindo do espaço. Ela tem um formato totalmente aerodinâmico, não tem guidão, nem selim; baixo centro de gravidade, uma cobertura que diminui a resistência do ar; seus pneus são muito finos e não aparecem e o mais impressionante de tudo: ela consegue desenvolver pouco menos de 150 km por hora, não em uma descida, mas em uma pista horizontal. Este recorde foi alcançado durante o World Human Powered Speed Challenge  que aconteceu na State Route 305, fora de Battle Montain no estado de Nevada (Estados Unidos). O evento reúne ciclistas do mundo inteiro, cada um com a sua invenção de bicicleta super veloz. É uma verdadeira fórmula 1 de veículos movidos unicamente a tração humana.


Focou???   Fúlvio Garcia

Biologia - Novos estudos tentam explicar porque os tardígrados são quase indestrutíveis


Os cientistas ficaram tão curiosos a respeito do tardígrado que não perderam tempo em sequenciar o seu genoma. Havia uma suspeita que algo de muito incomum iria ser descoberto e foi isso que aconteceu. A conclusão do seqüenciamento numa primeira análise foi que 17,5% do genoma tardígrado vem de outros organismos como fungos, bactérias, vírus e até plantas. Para os cientistas que conduziram esse estudo, o tardígrado não é resultado da evolução; mas essas características incríveis deve-se a um processo chamado transferência horizontal de genes, onde os genes de vários organismos são transferidos e assim ajudam a dar “super poderes” ao pequeno animal.

Resultado da pesquisa mais recente

Uma nova pesquisa foi feita no Japão com a espécie
mais resistente de tardígrado, a 
R. varieornatus.  Na pesquisa anterior, a espécie estudada foi o Hypsibius dujardini um tardígrado, segundo os cientistas, menos tolerante, ou seja menos resistente.

Os japoneses fizeram um novo pente fino no genoma tardígrado, desta vez muito mais rigoroso, criando um perfil genético  100 vezes menos fragmentado que o do estudo anterior; como resultado eles concluíram que o genoma tardígrado é formado por apenas 1,2 por cento de genes estranhos, além de identificar uma série de genes diretamente responsáveis pela alta resistência em ambientes extremos que é sua característica principal.

No genoma do tardígrado foram achadas muitas cópias de uma enzima antioxidante, além  de um gene de recuperação de DNA. Quando há estresse oxidativo, o DNA do tardígrado é perfeitamente restaurado. Há também a DSUP que é uma proteína ligada ao seu DNA que atua como um escudo contra os raios X; é por causa dela que essa radiação é inofensiva ao tardígrado. .F

Focou???   Fúlvio Garcia

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Que bicho é este? - Tardígrado


O filo Tardigrada está bastante relacionado com os Artropodes (filo de animais  com exoesqueleto e vários pares de apêndices articulados). Os tardígrados são conhecidos como ursos d’água por serem gordinhos e andarem como um Urso. Esses pequenos animais de poucos milímetros (entre 0,05mm e 1,5mm a depender da espécie) são muito interessantes e chamaram a atenção dos cientistas desde o primeiro momento por possuírem uma característica que nenhum outro animal tem: sua incrível resistência!
O filo Tardigrada é grande; possui cerca de 1000 espécies. O primeiro a descrevê-lo foi o pastor  Johann August Ephraim Goeze em 1773; o primeiro a reconhecer a descoberta e nomeá-la com o nome “il tartigrada” (que se move devagar)  foi o padre italiano Lazzaro Spallanzani em 1776.

Esses pequeninos ursos d’água podem sobreviver a praticamente tudo! São pequenos, mas são durões!  Eles passam muito bem em temperaturas extremas que vão de  – 200  a 151 graus centígrados, ficam tranqüilamente congelados em um bloco de gelo por um grande período de tempo, podem ficar sem água, não por dias, nem meses, anos, mas por décadas. Interessante não? Esses bichinhos são mesmo interessantes e resistentes, mas ainda não acabou a lista. Se por acaso um tardígrado entrar em contato com alguma substância nociva, nada lhe acontecerá; e se por acaso lhe faltar oxigênio?  Pois bem, nem assim o urso d’água bate as botas. Se for exposto a níveis altíssimos de raios X também não será atingido, e o mesmo acontecerá se for submetido a baixas  ou então a altíssimas pressões. Ou seja, são bem poucas coisas que podem abalar a sua saúde de ferro.

Curiosos para saber até aonde a resistência desse pequeno casca grossa conseguiria ir, os cientistas enviaram algumas espécies ao espaço onde foram submetidos ao vácuo total e a radiações capazes de incinerar qualquer ser vivo; de volta à terra, constatou-se que metade dos tardígrados, que fizeram parte da experiência, estava viva.

Com toda essa resistência, os tardígrados são os primeiros seres vivos multicelulares que conseguem chegar em ambientes extremos e colonizá-los; eles se alimentam de micróbios e daí acumulam elementos importantes para a vida como nitrogênio, carbono e fósforo.

Os Tardígrados são os grandes campeões de resistência. Nem sempre o maior é mais forte!  .F

Focou???   Fúlvio Garcia

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tecnologia - A revolução das máquinas


O  desenvolvimento da inteligência artificial em curso, trará um impacto sobre a humanidade muito maior do que o causado pela revolução industrial.

No filme Terminator (exterminador do futuro no Brasil)  franquia de filmes de ficção científica criada por James Cameron em 1984 e estrelado pelo conhecido ator e político, austro-americano Arnold Schwarzenegger, um super computador, o  Skynet sai do controle e considera os seres humanos uma ameaça;  além de utilizar todos os sistemas bélicos disponíveis, incluindo aí as bombas atômicas, cria um exército de androides para exterminar a raça humana (os Exterminadores). Para quem nunca assistiu os filmes da franquia, a sugestão é: assistam! Quem gosta de ficção científica, certamente irá achar muito interessante. Porém não demore muito, pois o filme poderá virar realidade em poucos anos e daí perderá a graça. 

A  inteligência artificial está  tão desenvolvida que já se fala em uma nova revolução, que irá superar e muito (nos efeitos) a revolução industrial. 

Já existem projetos para a imitação super detalhada de cérebros em computador; ou seja, no futuro próximo, haverá a presença constante de robôs no cotidiano humano. 

A IBM conseguiu dar um passo muito importante nesta direção; a pouco mais de um mês a empresa norte americana divulgou que havia conseguido criar neurônios e sinapses artificiais usando memória de mudança de fase. Essa conquista tecnológica representa o começo de um trajeto que irá resultar na semelhança cada vez mais próxima da máquina com a mente humana e depois disso, só Deus sabe o que poderá acontecer. Com as máquinas  cada vez mais  autônomas e inteligentes, o cenário futuro será parecido com o filme de Cameron? Talvez. Muitos acreditam que sim e outros garantem que não. A Forrester Research publicou um estudo que faz a dura previsão de que, até 2021, 6% das funções efetuadas por mão de obra humana serão substituídas por robôs. Ainda segundo a consultoria, o maior impacto será nas áreas de atendimento ao público; porém logo em seguida será a vez de táxis e caminhões controlados por inteligência artificial. 

No Fórum Econômico Mundial em janeiro, houve a discussão do tema e a previsão que o surgimento dessas máquinas super inteligentes iria trazer consigo o fim de 7 milhões de postos de trabalho. Mesmo que esses computadores super potentes não construam androides assassinos para acabar com a raça humana (como nos filmes do Exterminador do futuro), pelo menos 7 milhões de pessoas perderão o emprego em curto espaço de tempo. Alguns especialistas, na mesma ocasião, garantiram que a presença de robôs ajudarão 2 milhões de pessoas a acharem novos campos de trabalho nas áreas de matemática, engenharia e ciência da computação. Mesmo que isso aconteça, ainda ficarão 5 milhões de desempregados chupando o dedo, sem falar nos que não dominam ou dos que não gostam nada das áreas em que as vagas serão abertas. A vida imita a arte, mas muitas vezes o futuro pode imitar um filme de ficção científica.

 Focou???   Fúlvio Garcia

sábado, 17 de setembro de 2016

China pretende construir uma estação espacial até 2020

Bem menor que a Estação Espacial Internacional (ISS) com 450 toneladas, a Estação Espacial Chinesa de 60 toneladas, poderá abrigar até 6 astronautas e receberá todo ano novas equipes de cientistas e astronautas, informou a Agência de Notícias Oficial da China, Xinhua. A agência chinesa informou ainda que o módulo central será lançado em 2018 com o término da construção até 2020, entrando em total operação em 2022. A estação espacial chinesa terá capacidade para realizar diversas experiências científicas e poderá atracar duas naves espaciais de uma vez, sendo uma tripulada e a outra não.

No momento…

A China lançou na quinta feira (15) o Tiangong-2 que é um laboratório espacial. O foguete foi lançado da base Jiuquan no deseto de Gobi. Em breve este laboratório receberá dois cientistas que irão efetuar experiências científicas em gravidade zero. Focou???   

Fúlvio Garcia

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Saúde - Equilíbrio e postura são prejudicados por uma mordida errada!


Nos consultórios odontológicos, está cada vez mais comum a visita de pacientes com problemas de oclusão dentária ou em linguagem menos técnica, mordida desalinhada. Como o próprio nome diz, a mordida desalinhada ou errada é uma anormalidade na boca que acontece quando os dentes de cima não tocam com exatidão os dentes de baixo; este problema se apresenta de várias formas como lacunas entre os dentes, mordidas cruzadas, falta de dentes e aglomeração. 
De acordo com estudos realizados pelo departamento de fisiologia da Universidade de Barcelona e da Universidade de Innsbruck (Austria),  existe uma relação entre a oclusão dentária e o controle postural; ou seja, a primeira influi na segunda de uma forma muito acentuada. 

Como uma influi na outra?

A explicação para isso pode ser encontrada na Neurofisiologia: O nervo trigeminal responsável pela mastigação tem uma relação estreita com o núcleo vestibular, bastante conhecido pelos médicos por estar ligado ao controle do equilíbrio. Assim, uma mastigação errada, produzida por uma mordida errada (oclusão dentária) afeta o nervo trigeminal que afeta também o núcleo vestibular causando um mau equilíbrio. 



 “Portanto, seria útil, tanto para a população em geral quanto para atletas, considerar corrigir oclusões dentárias para melhorar o controle postural e, assim, evitar possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema motor”, explica Julià-Sánchez uma das autoras do estudo.

Focou ???

Fúlvio Garcia

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Astronomia - Novo mapa da Via Láctea


Se uma equipe de astronautas tivesse condição de ir a um planeta muito distante da Terra (fora da nossa galáxia), habitado por homenzinhos verdes... daí,  muito impressionados com a nossa presença, eles perguntassem: - Onde é a vossa casa? - Os nossos astronautas poderiam responder: 
- Na Terra, um planeta azul que fica nas bordas da Via Láctea, que é como chamamos a nossa galáxia... Ela, possui um formato espiral e 100 mil anos luz de comprimento por mil anos luz de espessura...
Como não existem alienígenas, nem a raça humana  tem tecnologia para chegar a um planeta fora da Via láctea (não temos condições nem de chegar ao centro dela), vamos ao que interessa:
A ESA (Agência Espacial Européia) fez , por meio do satélite Gaia, o mais detalhado mapa da Via Láctea em que está incluída a localização de mais de um bilhão de estrelas.
Segundo Álvaro Giménez, diretor da ESA,  esse novo mapa irá revolucionar a compreensão de como as estrelas estão distribuídas e se movem ao longo da Via Láctea.
Focou ???

Fúlvio Garcia

Astronomia - O nascimento de um buraco negro



Um buraco negro é um fenômeno astronômico muito interessante. Para a teoria da relatividade de Einstein, eles surgem devido ao colapso gravitacional de uma estrela que se transforma numa matéria supermaciça e infinitamente compacta, com uma gravidade tão poderosa que até a luz, e partículas semelhantes a ela, não conseguem escapar. Pois bem, até agora esses eventos astronômicos que parecem meio loucos para uma pessoa que está tomando conhecimento deles pela primeira vez, eram previstos unicamente na teoria, mas pela primeira vez na história uma equipe de astrônomos liderados por Christopher Kochanek da Universidade Estadual de Ohio, testemunharam por meio dos dados transmitido pelo telescópio Hubble, o possível nascimento de um buraco negro.
Segundo Anna Nowogrodzki uma das pesquisadoras da equipe, desde 2004 o telescópio espacial Hubble tem observado a estrela supergigante vermelha conhecida como N6946-BH1, com uma massa 25 vezes maior que a do Sol; em 2009 essa estrela aumentou, tornando-se um milhão de vezes mais brilhante que o Sol e diminuiu lentamente. As novas observações do Hubble, comparadas com as anteriores sugerem que a estrela não é mais emissor de luz de comprimento de onda visível, ou seja, a equipe suspeita que N6946-BH1 pode ter provocado um nascimento buraco negro; neste caso, a gigante vermelha teria aumentado bruscamente e logo em seguida se implodindo, formando assim, um ponto de matéria supermaciça. É possível também que tudo não passe de um erro de interpretação das imagens, e a estrela ainda esteja viva, escondida atrás de uma cortina de poeira;  essas e outras hipóteses precisam ainda ser descartadas para que a descoberta seja confirmada. 
 A equipe  continuará sua observação da estrela - ou potencial bebê buraco negro - com o Hubble e um outro telescópio de alta potência, o Chandra X-ray  da NASA.



Focou ???

Fúlvio Garcia

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Tecnologia - Robô faz a primeira cirurgia ocular


Um projeto de uma empresa holandesa ligada à Universidade de Eindhoven promete facilitar as cirurgias intra oculares daqui para frente. Trata-se de um braço robótico movido por sete motores, que é capaz de realizar cirurgias complexas com grande nível de precisão. Durante o procedimento, o cirurgião utiliza-se de um microscópio e um joystick que comanda o braço robótico; os tremores das mãos e qualquer comando brusco são eliminados; o robô realiza todos as intervenções de forma exata, evitando hemorragias. Os médicos do hospital John Radcliffe, em Oxford na Inglaterra, esperam que essas cirurgias alcancem mais pacientes e que ao mesmo tempo, se tornem mais complexas a ponto de realizar procedimentos que na atualidade sejam impossíveis com as mãos humanas.

Focou ???

Fúlvio Garcia

domingo, 11 de setembro de 2016

Biologia - A formiga do deserto é uma grande navegadora!


As 10 mil espécies de formigas são bastante parecidas na questão do trabalho em equipe. O dia a dia dentro de um formigueiro não é fácil e o que a primeira vista parece um caos, se observado com atenção, revelará uma enorme disciplina e talento natural. A organização social das formigas é baseada na divisão de tarefas. Esse  sistema de castas é fundamental para a sobrevivência da colônia. 
Toda vez que você encontrar um formigueiro, pode ter certeza de uma coisa: por mais que possa parecer, nenhuma formiguinha está ociosa. Para que a colônia possa manter-se, é necessário que cada uma integrante desempenhe uma função específica; assim temos a rainha que é a matriarca do formigueiro e a mais importante; os machos que só servem, na sociedade, para fertilizar as fêmeas, as guerreiras que defendem o ninho de qualquer ameaça e as operárias responsáveis não apenas pela limpeza do formigueiro, mas pela busca por alimentos. Esta última "colaboradora" serviu para que uma dupla de cientistas, da Universidade de Ulm, ao observar o comportamento da formiga do deserto, chegassem a seguinte conclusão: Elas possuem mais de dois sistemas de navegação. O que isto quer dizer?
A Cataglyphis bicolor do deserto do Saara é capaz de encontrar o caminho de volta para casa, usando uma trilha de feromônios; mas se o vento levar os grãos de areia que foram marcados, impedindo que ela siga sua trilha, ela ainda possui outros dois sistemas: a integração por caminhos em que após andar aleatoriamente em várias direções,  conseguem automaticamente computar a distância total (em todas as direções) que foram andadas, voltando  em linha reta para o ponto de origem e também, acredite, contar cada um dos seus passinhos; é como se a formiga tivesse um hodômetro. Com esses três dispositivos naturais elas nunca se perdem quando se afastam muito do seu ninho.  

Focou ???

Fúlvio Garcia

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Tecnologia - O iPhone 7 e o fim dos conectores tradicionais


A Apple eliminou os conectores de fones de ouvido do seu último lançamento, o iPhone 7 e tudo indica que os próximos modelos também virão sem o tradicional "jack" utilizado em todos os tocadores de música, não apenas para conectar fones de ouvido, como também qualquer outro tipo de cabo.
“O conector de áudio tem mais de 100 anos de idade”, disse o vice-presidente Greg Joswiak. “Ele teve sua última grande inovação há cerca de 50 anos. Sabe o que foi? Ele se tornou menor. Ele ficou intocado desde então. É um dinossauro. É hora de seguir em frente.”

Se você  comprar um iPhone7, terá duas opções se desejar ouvir música: ou conecta os fones na saída "lightining" ou desembolsa mais US$ 150 (R$ 500) e compra o AirPods que é um fone wireless que se comunica com o aparelho via bluetooth.

 “Em um mundo de conectividade móvel e celular, o único vestígio com fios é este cabo pendurado ao celular nos ouvidos das pessoas – por quê?” (Dan Riccio, vice presidente sênior para engenharia de hardware da Apple)


A decisão de aposentar o velho jack causou polêmica entre os usuários. De um lado, os defensores que estão abertos às novidades, e do outro, os insatisfeitos em substituir uma tecnologia que ainda funciona muito bem e que uma vez superada, irá formar um lixo tecnológico desnecessário. Os defensores da nova tecnologia sustentam que a nova tecnologia poderá tornar os aparelhos mais finos, além de a prova d'água.

Focou ???

Fúlvio Garcia

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Astronomia - NASA lança uma missão para interceptar asteróide


A Agência Espacial Americana (NASA) lançou hoje às 20 horas (horário de Brasília) sua mais nova missão. Desta vez a NASA pretende interceptar o asteroide carbonáceo 101955 Bennu que se aproxima da Terra a cada 6 anos, sendo que há uma ínfima possibilidade de nosso planeta entrar na rota deste pequeno viajante entre os anos de 2175 e 2199. Quem viver neste período certamente não irá se preocupar, pois as chances de haver um choque espacial é de 1 em 2700.
O interesse da NASA neste asteróide é o mesmo de sempre: Entender a origem da vida, a origem do universo e do Sistema Solar.
A sonda Osíris-Rex (nome de uma divindade egípcia) irá interceptar Bennu (nome inspirado numa ave mitológica, também egipcia) que viaja pelo Sistema Solar a uma velocidade de 100 mil km/h. Se todas as manobras da nave derem certo, ela irá se encontrar com o asteróide em agosto de 2018 para mapear sua superfície e fazer fotos; em 2020 se aproximará e coletará materiais que serão lançados numa cápsula de volta à Terra, com chegada prevista para 2023.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Paleontologia - Foram encontrados três fósseis de uma só vez: Um dentro do outro!


Messel é uma cidade alemã que possui um grande e importante sítio fossilífero no qual já foram encontrados 40 mil fósseis. A descoberta da vez é realmente incrível! Trata-se do fóssil de um inseto dentro do fóssil de uma iguana que por sua vez está dentro do fóssil de uma cobra.
"É provável que eu leve o resto da minha vida sem nunca encontrar um fóssil deste tipo outra vez, tal é a raridade destas coisas" afirmou o paleontólogo Krister Smith do instituto Senckenberg da Alemanha.

Este tipo de descoberta apesar de ser inusitada, já aconteceu antes. Em 2008, foi descoberto o fóssil de um tubarão que havia engolido um anfíbio que antes de ser devorado, havia comido um pequeno peixe.
Esta descoberta é importante pois mostra como era a escala trófica (cadeia alimentar) quando esses animais eram vivos.



Focou ???

Fúlvio Garcia

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Astronomia - Terzan 5 o fóssil da Via-Láctea



Astrônomos do Observatório Europeu do Sul, descobriram um sistema estelar a 19.000 anos luz de distância da Terra, que pode ser um fóssil da Via-Láctea. 
Terzan 5 já é conhecido a 40 anos, mas somente agora os pesquisadores descobriram o quanto ele é diferente . Foram encontradas evidências convincentes da existência de dois tipos de estrelas diferentes tanto nos elementos que contêm, quanto na sua idade (diferença de 7 bilhões de anos). Estrelas com idades tão diferentes indicam que houveram duas explosões, e também que a quantidade de gás seja bastante grande, pelo menos 100 milhões de vezes a massa do Sol.
As teorias atuais sobre a formação de galáxias supõem que a Via Láctea foi formada a partir da fusão de estrelas com grandes quantidades de gás .
A descoberta da importância de Terzan 5 abrirá a compreensão sobre o passado da Via-Láctea.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Paleontologia - Fóssil inteiro de Ictiossauro é descoberto


O Ictiossauro é um réptil marinho, que segundo os paleontólogos teria existido no início do triássico inferior, sendo extinto pouco antes dos dinossauros. Esses répteis marinhos podiam chegar aos 15 metros. Uma das características do Ictiossauro era a sua boca pontiaguda e seus grandes olhos. Estudos na anatomia do olho deste peixe-réptil sugere que era adaptado para a escuridão das grandes profundidades e se isso for verdade, este peixe mergulhava fundo em busca de alimentos que seriam os cefalópodes mesozóicos (espécies muito parecidas com as lulas atuais).


O fóssil de Ictiossauro foi descoberto na Escócia pelo paleontólogo amador Norrie Gillies em 1966, sendo logo após a descoberta, armazenado no depósito do museu; naquela época houve receio de destruir o fóssil durante o manejo da pesquisa pois não havia perícia necessária para tirá-lo de dentro da pedra e conhecimento para estudá-lo de forma apropriada. Com o recomeço das pesquisas neste fóssil inteiro, de 4 metros, os cientistas pretendem descobrir por que esta e outras espécies de grandes répteis aquáticos foram extintas no Jurássico Médio. 



Focou ???

Fúlvio Garcia


Medicina - Venetoclax. A nova arma contra o câncer.


Ao que parece, bons ventos estão soprando no mar da luta contra o câncer. Depois dos primeiros testes com a vacina que promete combater todos os tipos de câncer, uma nova droga que funciona como inibidor de uma proteína que aumenta o tempo de vida das células cancerígenas, está em fase de testes.
Quatro em cada cinco voluntários portadores de leucemia linfocítica, tiveram resultados positivos depois que tomaram por um certo período de tempo o Venetoclax, uma droga contra o câncer, que está sendo desenvolvida na Austrália já a algum tempo. 
O Venetoclax é administrado em forma de pílula e a ótima notícia é que 80% dos voluntários tratados com esta droga, tiveram cura total ou parcial sem que tivessem efeitos colaterais; sua função é inibir a proteína BCL-2 que é responsável pelo atraso na morte das células cancerígenas ou apoptose. 
A maioria das células já nascem  com um tempo definido de vida; isto faz com que o organismo se renove; acontece que as células cancerígenas ficam vivas muito mais tempo do que as sadias, justamente por causa da presença da BCL-2. Com o Venetoclax, as células cancerígenas não tem mais a ajuda da proteína; com isso, elas se tornam menos resistentes e então com a combinação de outros tratamentos anti-câncer,  elas morrem, diminuindo assim o tumor. 
Além de inibir a BCL-2, o Venetoclax corrige possíveis falhas no cromossomo 17b que causa a inibição do organismo no combate às células cancerosas da leucemia linfocítica.

Focou ???

Fúlvio Garcia




terça-feira, 6 de setembro de 2016

Astronomia - A sonda Rosetta finalmente encontra o robô Philae


Novas imagens enviadas pela sonda Rosetta, revelaram que o seu robô (o Philae) que havia se perdido e parado de enviar sinais, está entalado numa rachadura escura no cometa 67p Churyumov-Gerasimenko. Em 2004 a missão Rosetta foi lançada ao espaço para interceptar o cometa a 6 bilhões de quilômetros sendo que somente 10 anos depois ela conseguiu alcançá-lo. A missão da sonda consistia em aterrissar o seu robô na superfície irregular de 67p que orbita em torno do sol a uma velocidade de 65. 000 quilômetros por hora,  realizar coletas de amostras do solo e fazer várias análises, além de tirar fotos do núcleo do cometa. Nunca uma missão tinha conseguido chegar tão próximo de um cometa. Foi um grande feito que custou à Agência Espacial Européia mais de 2 bilhões de Euros. No próximo dia 30 de setembro a missão Rosetta será encerrada e a sonda irá descansar ao lado do seu robô; antes de aterrissar, fará várias fotos do astro.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Tecnologia - A última novidade contra drones intrusos


A invasão de drones no espaço aéreo de alguns aeroportos está preocupando as autoridades aeronáuticas. Esses aparelhos voadores controlados remotamente foram idealizados para fins militares e os civis acabaram tomando gosto pelo brinquedinho. O problema é que os drones podem se tornar um transtorno não apenas  para quem deseja privacidade, como também em locais onde a segurança é uma questão de vida ou morte, como nos aeroportos. Desde a invenção desses invasores, se pensou também numa forma de neutralizá-los; muitos sistemas já foram testados e até aves de rapina já foram treinadas para interceptar e atacar o drones menores (veja o vídeo abaixo)


porém, agora uma empresa norte americana desenvolveu um sistema de segurança aérea (AUDS - Anti-UAV Defence System) capaz de interceptar e destruir os invasores voadores com facilidade e precisão cirúrgica. Trata-se de um sistema que bloqueia as ondas de rádio e faz com que o operador perca o comando do aparelho. Esta idéia não é nova, mas tem o diferencial de não afetar outros dispositivos de telecomunicação. A exatidão com que o AUDS atua, interessou a FAA (Federal Aviation Administration), agência responsável pela regulação da aviação civil nos EUA e será utilizado em alguns aeroportos em fase de testes. 

Foque abaixo o vídeo e entenda como funciona:


Focou ???

Fúlvio Garcia

Medicina - Medicação contra Alzheimer é testada com sucesso


A empresa de biotecnologia Biogen em parceria com a Universidade de Zurique na Suíça, está testando uma droga que atua contra crescimento de placas amilóides no cérebro, fazendo uma espécie de limpeza e liberando os espaços cobertos por estas formações. 
As Placas amilóides são formadas por  fibrilas protéicas, quimicamente pegajosas, que se juntam em vários tecidos como o epitelial, o ósseo, muscular e o cerebral. Há suspeitas de que o formação destas placas no tecido cerebral, sejam responsáveis pela doença de Alzheimer. 
As primeiras fases de teste com o Aducanumab (o nome da droga) efetuada em 165 voluntários, se revelaram positivas quanto  a possibilidade de frear o declínio da memória, que é um dos sintomas iniciais da doença. Quanto maior a dose administrada, mais forte foi o efeito sobre as placas amilóides. Novos testes já estão em andamento para testar o poder da droga contra o declínio cognitivo  e dentro de pouco tempo, teremos mais notícias a respeito desta nova fase de testes.
Vemos a diferença em voluntários que tomaram placebo por um ano e outros que tomaram doses mais fracas e mais forte do Aducanumab
Focou ???

Fúlvio Garcia

sábado, 3 de setembro de 2016

Tecnologia - Submarino robô irá explorar Titã


A NASA pretende enviar um submarino robô que irá coletar dados dos oceanos de Titã. Para quem não sabe, Titã é o maior satélite de Saturno, sendo o segundo maior do Sistema Solar (o maior é Ganímedes, satélite de Júpiter) uma vez e meia maior que a Lua.
A sonda será equipada com diversos aparelhos meteorológicos, radares e sonares que medirão ondas, analisarão a atmosfera e recolherão amostras da água, de rochas e do que estiver submerso; as câmeras irão captar várias imagens do fundo do mar em Titã.
Titã é uma lua gelada, e quem pensa que os oceanos dela são compostos com H2O como aqui na Terra, está muito enganado; essa lua é coberta com metano líqüido e suas nuvens são compostas por cianeto.
Segundo os cientistas Titã tem muita semelhança com a Terra primitiva, daí o interesse  em explorá-lo. Porém não será fácil; o projeto demandará tempo e muita pesquisa, além de muito dinheiro. A sonda Cassini enviará dados (como profundidade, temperatura e pressão) sobre  os mares da lua de Saturno. Se tudo der certo, a primeira missão deverá ocorrer em 2038.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Saúde - Beber cerveja moderadamente faz bem

A diferença entre o remédio e o veneno, dizia Paracelso, é a dosagem. Ao que parece, para a cerveja, este pensamento do médico do século XVI, faz todo o sentido. Universidades e centros de pesquisas ao redor do mundo, atestam que a bebida consumida moderadamente pode ser muito boa para a saúde. 
Em primeiro lugar, beber cerveja não está relacionada com a obesidade. Numa caneca de cerveja há mais ou menos umas 200 calorias o mesmo que em uma xícara com leite integral. O que engorda no caso são os petiscos gordurosos que servem de acompanhamento; explica a cientista Rosa Lamuela da Universidade de Barcelona. Ficou surpreso? Pois não fique, porque ainda é cedo. Um estudo de pesquisadores Japoneses publicado na revista científica Medical Molecular Morphology revela que o lúpulo presente na cerveja possui propriedades  antioxidantes e anti-inflamatórias que inibem a multiplicação do vírus da gripe e previne a pneumonia. Já num estudo realizado na Finlândia, chegou-se a conclusão de que a cerveja por ser diurética é capaz de reduzir em 40% os riscos de pedras nos rins. Ainda no mesmo estudo, os pesquisadores finlandeses recomendam moderação no consumo: as mulheres devem consumir uma lata e os homens até duas de 350 ml.
Na Universidade de Extremadura na Espanha, a pesquisa está voltada para os benefícios da cerveja contra (vejam só) a insônia. Os pesquisadores afirmam que o lúpulo presente na cerveja aumenta a atividade do neurotransmissor GABA substância que reduz a atividade do sistema nervoso e prepara o organismo para o sono. Pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 30% mais altas do que as que não fazem o mesmo. Esta constatação vem da Holanda e foi publicada na revista de divulgação científica Lancet. A vitamina B6 é responsável por eliminar a homocisteína, substância que provoca doenças cardiovasculares. No estudo publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism, após um mês de consumo diário de uma lata de 350 ml de cerveja, há o aumento da imunidade do organismo. O Kings College de Londres também divulgou um estudo em que relaciona o silício encontrado na bebida com o aumento da densidade óssea. Para terminar, a cerveja é ótima também na redução do risco de Alzheimer; segundo um grupo de cientistas da Universidade de Loyola nos EUA, quem bebe cerveja moderadamente, tem 23% menos risco de desenvolver a doença. Com todos esses estudos realizados por diferentes equipes de pesquisadores e de forma independente, é quase certo que beber a dose certa de cerveja, pode, sim, fazer algum bem à saúde. Como dizia Paracelso, tudo depende da dose! 

Focou ???

Fúlvio Garcia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Super Notícias para você focar

Marcadores

Acelerador de partículas Acrilamida Água Água em Europa AIDS Aie Aie Airbus Airlander Alfabeto antigo alimentos Alzheimer Andrômeda Anonymous Anti-matéria Antibiótico Antropologia Antropologia forense Apollo 11 aranha Armas Aroeira-pimenteira Arqueologia Arquitetura Arroz Arsênico ART Arte As mosquinhas do banheiro Asteroide Asteróide Asteróide metálico Asteróide QA2 Astrofísica Astronauta Astronomia Ataque cibernético Atronomia Auroque auto-regeneração AVC Aventura Aviação Avião hiper-sônico Bactéria bactérias Barata Barba Negra Batatas Bdellovibrio bacteriovorus Bennu Besouro trilobite Bíblia Biocrude Biofilme biologia Biomarcadores Biometria Bioquímica Biotecnologia Boro unidemensional Brinquedo Brócolis Buraco negro Buraco negro molecular Buraco negro supermassivo Camapu Câncer Câncer de mama Canhão eletromagnético Carne sintética Carro Elétrico Carro voador Catalogo de planetas CCM Cegonha bico de sapato celular Células tronco Centro da Terra Cérebro congelado Cerveja Chip Chuva de meteoros Ciclismo Ciência Cigarro Cimento Portland Cinema Cinturão de Kuiper cirurgia ocular Clima Cobra Cobra pênis Cocaína Colete salva vidas Colonia na Lua Combustível Combustível fóssil Cometa Complexo funerário comportamento Computador quântico Concreto Concreto romano conjunção de planetas Construção Corrida Cosmologia Cremação Crise da ciência moderna Cristais do tempo Cristal Aquaman Cruzadas Cultura cura da cegueira Curtas Cytosponge DeeDee Depressão Descarga elétrica Descartes Diabete dióxido de vanádio Discalculia DNA Doença celíaca Dragão azul Dragão de Komodo Dragon drones Dubai Eclipse lunar Economia Edifício flutuante Egito Em Foco Embriologia Energético Energia Energia nuclear Energia solar Engenharia Entregas por drones Escrita rupestre Esgrima Esôfago de Barret Espaço Espaço. Espionagem Esportes Estação espacial Estatística Estratégia Estrela binária Estrela que solta raio Estrelas Estudo do cérebro EV Exercícios Exoesqueleto robótico Exoplanetas Exploração espacial Falcon 9 Falcon 9 Fang blenny Fazenda de cadáveres Febre Febre amarela Fecundação Fedor Feromônios Fezes e Urina no espaço Filosofia Filtro de dessalinização Física Foguete Eletron Foguetes elétricos Formação estrelar formiga do deserto Fossa das Marianas Fóssil Fotossíntese Fringehead sarcástico frio Fusão nuclear Futuro Fuxing Galaxia Galáxia Galáxia morta Galleria mellonella Gatos Gelo inflamável Genealogia Genética Geologia Geopolítica Ginástica artística Ginástica de trampolim Ginástica ritmica Go for Gold Golfe Google Grafeno Guerra Guerra espacial Hackers Hand Spinner Handebol HD atômico Hidrato de metano Hieróglifos Hiperloop Hipismo História HIV Holograma Hoquei na grama Horário de verão Hotel Hyperloop Hubble Ictiossauro Ilha dos Gatos Impressão digital Infecção hospitalar Informática inovação insetos Inteligência Artificial Internet Internet via rádio Invenção Invenção maluca iPhone7 Isomax James Webb jogos Judô KELT11b KELT9b KIC 8462852 Lab on a Chip Lagarta cabeça de dragão. Lagosta boxeadora Lazer de raios-X Leonid Rogozov Levantamento de peso LHC LHS1140b Li-Fi Libélula Ciborgue Libra LIGO Literatura Livro venenoso Locirífero Lógica Lua Lua negra Luta Greco-Romana Luta Livre Lutas maconha Mal de Parkinson Malária Malleus Maleficarum Mamute Manuscritos do Mar Morto Maratonas aquáticas Marte Matabele Matemática Matéria Matrix Medicina Medicina regenerativa Mesentério Meteorologia Mimas Mineralogia Missão à Marte Missão espacial Mitologia Moab Moeda Morcegos vampiros Mosca escorpião Mosquito Múmias Mundo Nado sincronizado Nano materiais Nano tecnologia NASA Natação Natal Nematodeo Neoclinus blanchardi Neurologia Nova vacina Novo estado da matéria Numismática Nuvem rolo Nuvens artificiais O falso Cruzeiro O-R3 Oclusão dentária Odontologia Olimpíada Olimpíadas One Web Ônibus autônomo Osíris-Rex Paleontologia Pão de barata Paradoxo Paradoxo do avô Peixe diabo negro Pele eletrônica Pentatlo moderno Perclorato Pesquisa Petya Pinheiro de Cook Pirâmide de Gizé Pirata Píton Planetas Poeira estrelar Pokémon. tecnologia Política Polo aquático Pompéia Porta-aviões Gerald Ford Proxima b pseudomonas aeruginosa pseudouridimicina Qubit Que bicho é este? Quem foi Quimera azul Química quinta força fundamental do universo Rã fluorescente Radiação ultravioleta railgun Rainha Tiye Ransomware Realidade aumentada Realidade virtual Reis magos Relâmpago Religião Relógio atômico Rembrandt Remo Robô Robô cirurgião Robô Philae Robô policial Robótica Rocket Lab Roupa voadora Rover Rugby Salamandra Salmonela Salto 1p Saltos ornamentais Sangue artificial Sangue tipo O Satélite Saturno Saúde Sequenciamento genômico Sinal Wow Singularidade tecnológica Sistema Solar Sky Drive Smartphone SOFIA Sol artificial Solar Express Solar Probe Plus Solo Marciano. Sonda Cassini Sonda espacial Juno Sonda espacial New Horizons Sonda Rosetta Sondas inteligentes Space X SR-72 Stephen Hawking Stratolaunch Submarino Sulforafano Super bactéria Super curtas Super Lua Super Noticia Super vídeo Superbactéria Superfície Synalpheus pinkfloydi Tabela Periódica Taekwondo Tardígrado tardígrados Tashirojima Tatuagens sonoras Tecnologia Telescópio Telescópio Kepler Teletransporte Tempo Tênis Tênis de mesa Terapia com luzes Terzan 5 Thaad Tiro com arco Tiro esportivo Titã Tornozelo biônico Torre de Babel Torres de Nanjing Traje espacial Transistor Transplante de cabeça Transporte pneumático Transportes Trem bala Triatlo Tubarão Tubarão fantasma Turismo Uber elevate Unidades de medida Universo USB Vela Veneno Venetoclax Verme bobbitt Via Láctea Via-Láctea Viagem espacial Viagem no tempo Vida extraterrestre Vôlei Vôlei de praia Vôo-hipersônico VX W 7-X Stellerator WhatsApp Wi-Fi Wolverine. X2 XV-24 Zika Zoologia Zoológico de micróbios Zumbis