O mal de Alzheimer pode estar relacionado com deficiência na produção de energia no interior da célula
Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, sugere que o mal de Alzheimer está relacionado com disfunções mitocondriais.
A mitocôndria é uma organela importantíssima para a célula pois é nela que há a produção de energia. Como todos os órgãos dos seres vivos são formados de células, a baixa produção de energia gera disfunções graves como esquizofrenia, autismo, derrame, transtorno bipolar e claro, o mal de Alzheimer.
Os autores do estudo examinaram 44 cérebros normais, 10 com problemas cognitivos leves e 18 com Alzheimer. Os dados obtidos no estudo sugerem que em pessoas com a doença, exista baixa geração de energia em genes nucleares.
O resultado obtido bate com os estudos anteriores para os quais os acúmulos de beta-amiloide nos neurônios é uma característica do Alzheimer.
A análise da mitocôndria é um marcador que se relaciona melhor com os graus de demência do que o exame das placas que caracterizam o Alzheimer. Tratamentos que visam restaurar a função dos genes nucleares relacionados à geração de energia podem ser o caminho no controle do Alzheimer. .F
Medicação contra Alzheimer é testada com sucesso
Focou??? Fúlvio Garcia