O anticorpo N6 conseguiu neutralizar 98% das 181 linhagens de HIV que serviram como teste
O HIV (Human Immunodeficiency Virus) talvez o vírus mais popular do mundo, causador da AIDS, é um vírus de longo período de incubação que depois de se tornar ativo é capaz de enfraquecer o sistema imunitário causando o surgimento de infecções oportunistas e também tumores malignos. Estima-se que num prazo de 25 anos o HIV tenha sido responsável pela morte de 25 milhões de pessoas e mesmo com as drogas utilizadas para retardar o colapso do sistema imunológico dos pacientes, a AIDS ainda mata. Apesar de tantas mortes ao longo de duas décadas e meia, o cenário é favorável. Várias drogas foram desenvolvidas para conter a influência do vírus no organismo e atualmente os cientistas vêm trabalhando num novo tratamento que promete combater a doença com muito mais eficiência. O santo por trás do milagre é o anticorpo N6 que possui uma extraordinária amplitude e potência contra o vírus e certamente se tornará um das mais importantes tratamentos contra a AIDS quando for testado em humanos.
O N6 impede que o HIV se ligue às células imunes; daí não há ataque à integridade celular; além disso, o HIV não demonstrou mutação quando em contato com o anticorpo N6 , ou seja, o vírus não consegue responder ao tratamento com o N6 tão rapidamente como responde aos tratamentos com outros anticorpos, isso em função da dificuldade de adaptação ao anticorpo.
Por enquanto os testes com essa nova arma no tratamento da AIDS ainda estão no laboratório; a expectativa é que o mesmo sucesso seja obtido quando for usado em voluntários. .F
Focou??? Fúlvio Garcia