O Restore-L irá aumentar a vida útil dos satélites, diminuir o lixo espacial e até rebocar pedregulhos pelo espaço.
A NASA está planejando criar um robô especializado em concertos de satélites em plena órbita terrestre.
Os satélites que são colocados em órbita foram até agora descartáveis; quando chegava ao fim de sua vida útil ou então sofriam alguma avaria, acabavam sendo descartados, já que não havia nada que os técnicos da Agência Espacial Norte Americana pudessem fazer. Os satélites que estão lá em cima custam muito dinheiro e são feitos com os melhores materiais e com uma tecnologia de ponta; ou seja, coisas assim não podem ser descartadas, muitas vezes, por conta de pequenos problemas sanados facilmente, caso houvesse uma possibilidade de trazer o satélite de volta ou então chegar até ele.
O robô de concerto, terá é claro um computador capaz de realizar vários procedimentos técnicos e não apenas isso, mas um braço mecânico com capacidade de movimento semelhante ao braço humano, além de um sistema de navegação para localizar os satélites que precisam de concerto (em movimento no espaço).
A prioridade do Restore-L é reabastecer o satélite de monitoramento Landsat 7, mas se suas missões forem bem sucedidas, será usado em várias tarefas como concertos, recolhimento de lixo espacial e até mesmo rebocar uma rocha, de um asteróide, com toneladas de peso até a órbita da Lua; é o que irá fazer quando integrar a missão Asteroid Redirect Mission. O robô faz tudo da NASA deverá ser lançado só em 2020. .F
Veja mais: