O carro autônomo projetado pela Google |
A Baidu, empresa que atua na área de tecnologia, já está trabalhando neste ousado projeto na China. Primeiramente os veículos de direção autônoma (carros, vans, ônibus), irão circular em áreas restritas da cidade de Wuhu (de 700 mil habitantes). Nessa primeira fase os veículos robotizados não levarão passageiros e durará 3 anos nos quais serão analisados o desempenho; isso permitirá que a tecnologia seja aperfeiçoada. Nas fases seguintes, os carros autônomos terão sua zona de trânsito cada vez mais ampliadas e daí a idéia inovadora, quase igual ao de filmes de ficção científica, serão usadas em outras cidades pelo mundo. No entanto...
Enquanto a Baidu tem esses planos na cidade de Wuhu, o aplicativo Lyft, o maior concorrente do Uber nos Estados Unidos faz planos de fazer os primeiros testes com carros autônomos levando passageiros reais já em 2017. O Chevy Bolt (carro elétrico da GM) será o primeiro modelo a ser utilizado.
O Uber também está na estrada para tentar tirar os motoristas do volante; já planeja até, ora vejam só, criar um robô motorista! É pessoal, ao que parece o mundo futurístico apenas visto nas ficções científicas hollywoodianas já está às portas. A aplicação de robôs motoristas não é um mero exotismo tecnológico; a empresa quer com isso, baratear o uso dos táxis autônomos a tal ponto que ninguém mais pense em ter um carro.
Está pensando que é apenas a Baidu, a Lyft e a Uber as únicas interessadas? Adivinha quem está achando maravilhosa a idéia de carros inteligentes? A Google! Na sua versão, o carro é tão, tão autônomo que não vem nem com volante nem pedais. Essa história já está ficando tão séria que as autoridades americanas já estão analisando antecipadamente quem será responsabilizado em caso de acidentes ou multas de trânsito. Se você não está controlando o tal veículo que não possui nem volante nem pedais... o único culpado por uma simples infração de trânsito ou mesmo um acidente grave é o veículo que foi feito pela fábrica... logo, será a fábrica a responsável. De certa forma é uma ótima notícia para os colecionadores de multas!