No trato intestinal dos animais, vivem várias espécies de bactérias que assumem uma importante função para o organismo em que estão: fermentam os carboidratos não digeridos e assim permitem a absorção de ácidos graxos de cadeia curta dentre eles os butiratos metabolizados pelos epitélios do cólon, os propionatos pelo fígado e os acetatos pelas células musculares; além disso, as bactérias intestinais são importantes também na síntese de ácidos biliares e de vitaminas B e K. Quanta coisa não? Está impressionado em saber que dentro de você, mais precisamente na sua barriga, existem bichinhos que contribuem para seu bom desempenho ... nos esportes por exemplo? SAIBA QUE ESSA E MAIS SURPRESAS VOCÊ TERÁ AQUI NO FOCO SUPER NOTÍCIAS... É SÓ FOCAR!
Mas voltando ao assunto, as trilhões de bactérias (cerca de 100 trilhões, dez vezes mais que o número de células que existem no corpo humano) são responsáveis também, por uma coisa que não é tão boa assim: o PUM!
Pum, peido, traque, flato, bufa... os nomes não faltam para este fenômeno socialmente reprovável e constrangedor na maioria dos momentos, mas que faz parte da nossa digestão desde que nascemos. Como todos sabem, o pum consiste na ventosidade expelida pelo ânus, podendo ser inodoro ou então fétido a depender do que ingerimos. O constrangimento em soltar um pum perto de outras pessoas começou a existir simultaneamente com os hábitos de higiene, com o crescimento das cidades no séc. XIX; antes, nas comunidades rurais, soltar um bom peido era sinal de saúde. De uma coisa você pode ter absoluta certeza: soltar é tão natural quanto respirar; estima-se que o ser humano solte em média 1,5 litros de peido por dia; é claro que essa quantidade não é de uma vez; 1,5 litros podem ser expelidos em 15 ou 20 porções; ou seja, qualquer ser humano peida de 15 a 20 vezes por dia! Se neste exato momento você está dizendo, "eu não!" saiba que muitas vezes é imperceptível.
Voltando às bactérias, como já foi dito, são elas que produzem gases, devido à fermentação do alimento não digerido; mas note bem, o peido é também resultado da ingestão do ar. Quando não é apenas ar engolido na alimentação, o pum é composto além de oxigênio por: nitrogênio, metano, gás carbônico, sulfeto e enxofre sendo os dois últimos, os culpados pelo ... cheiro fedido. Alimentos como carne, cebola, couve-flor, repolho, alho, leite e ovos produzem mal cheiro enquanto os grãos como feijão, grão de bico, milho produzem maior densidade de gases. Agora se por acaso você comer todos esses alimentos listados acima de uma vez... certamente, a quantidade se juntará com o mal cheiro e daí aumentará e muito o constrangimento perante seus amigos, caso o seu pum vier sem você esperar. Portanto, é bom tomar cuidado!
O que fazer para diminuir a quantidade de gases?
Se você aumentar a ingestão de fibras como aveia, linhaça, granola, pães e torradas integrais, frutas, verduras e beber uns dois litros de líquidos por dia, ajudará ao seu intestino no trânsito intestinal e diminuirá a formação dos gases. Os exercícios físicos são muito importantes também, inclusive para aumentar este "trânsito". Para quem tem problemas com a digestão de certos alimentos, os pró-bióticos (lactobacilos) podem ajudar.
Focou???
Fúlvio Garcia