O Aquaman é aquele personagem das histórias em quadrinhos produzidas pela D.C. Comics, que vive na cidade perdida da Atlântida e que possui super poderes, entre eles força sobre humana, capacidades telepáticas de comunicação com a vida marinha, além é claro de poder mergulhar no oceano, sem precisar usar nenhum instrumento. Quem já leu histórias em quadrinhos ou já assistiu o desenho da Liga da Justiça, certamente conhece o personagem.
Pois bem, a capacidade de mergulhar sem o auxílio de pesados tanques de oxigênio, tal qual o nosso herói aquático, pode estar bem próxima de ser real, no mundo fora dos quadrinhos, isto porque cientistas Dinamarqueses desenvolveram um cristal capaz de absorver 160 vezes mais oxigênio do que os 21% presentes na atmosfera. Ou seja, se esta invenção decolar e for comercializada, vão acontecer três coisas: os inventores ficarão ricos, os pesados cilindros virarão coisa do passado e todo mundo poderá mergulhar igual ao Aquaman!
Este material promete ser tão revolucionário que, para se ter uma idéia, seria preciso apenas um pequeno punhado de cristais, para sugar todo o ar de uma sala, por exemplo. Os cristais milagrosos possuem Cobalto em sua estrutura molecular. "Pequenas quantidades de metal são essenciais para a absorção do oxigênio, então não é surpreendente perceber esse efeito em nosso novo material", afirma Christine McKenzie uma das pesquisadoras envolvidas no projeto. Além da utilização debaixo d'água, os cristais podem servir para outras aplicações como melhorar a vida de asmáticos e portadores de câncer de pulmão que são obrigados a viver presos à grandes e pesados cilindros de oxigênio.
O cristal aquaman com sua consistência esponjosa, poderá liberar oxigênio quando submetido à luz; até o momento, unicamente o calor é responsável por esta ação; porém o maior desafio dos cientistas é sintetizar os cristais em grande quantidades, já que eles possuem uma fórmula química bastante complexa e de difícil reprodução.
Focou ???
Fúlvio Garcia