Esta pode ser a primeira fase de desenvolvimento dos hieróglifos.
Uma equipe internacional de arqueólogos, descobriu inscrições rupestres com mais de 5 mil anos, no sítio arqueológico de El-Khawy perto da cidade de Elkab no Egito.
A descoberta rupestre é importante porque representa os primeiros estágios formativos da escrita hieroglífica e fornece evidências de como os antigos egípcios inventaram um sistema de escrita único.
Os cientistas descobriram também um mural retratando um rebanho de elefantes, provavelmente esculpido entre 4.000 e 3.500 anos a.C.
"Um dos elefantes tem um pequeno elefante dentro dele, o que é uma forma incrivelmente rara de representar uma fêmea grávida", disse o Prof. Darnell, um dos pesquisadores da equipe.
Outra descoberta interessante foi um painel de quatro sinais criados em torno de 3.250 a.C, escritos da direita para esquerda (direção de escrita dominante em textos egípcios posteriores) onde foram desenhados animais com uma cabeça de touro em um pólo curto seguido por duas cegonhas de alforge de costas com um íbis calvo acima e entre eles. O arranjo de símbolos é comum em representações egípcias posteriores do ciclo solar e no conceito de luminosidade. Para Darnell, há a possibilidade desses desenhos expressarem o conceito de autoridade real sobre o cosmos ordenado.
Essas descobertas demonstram que o uso da escrita não surgiu apenas para o uso burocrático e religioso, mas que era muito mais difundida do que se pensava anteriormente e evoluiu rapidamente se diferenciando ao longo dos tempos. .F
Com informações
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: