Em 2013 o IPCC e outros estudos sobre a região glacial, fizeram um alerta mundial para a diminuição das calotas polares da Antártida devido é claro a ação do aquecimento global. Em um recente estudo realizado em novembro de 2015, a Agência Espacial Norte Americana (NASA) não apenas desmente os dados do ano anterior como revela que ao contrário, de acordo com as novas análises de satélite, as camadas de gelo ganharam 112 bilhões de toneladas por ano, no período de 1992 a 2001.
O estudo da NASA confirma que houve diminuição de gelo, mas foi apenas na parte ocidental, mais na península Antártida, mais precisamente em Pine Island e Thwaites; no centro e na parte oriental ocorreu o contrário; no entanto se essas regiões continuarem com o derretimento, em 20 ou 30 anos, o crescimento de gelo atual, será revertido.
Segundo o chefe do estudo, Jay Zwally, com o aumento do gelo, a Antártida está tirando do mar 0,23 milímetros por ano. Se for verdadeiro que há um aumento do nível do mar em 0,27 milimetros por ano, para a NASA, esse aumento certamente não é das geleiras do continente gelado.
Focou ???
Fúlvio Garcia