sexta-feira, 7 de julho de 2017

A superfície de Marte é mortal.

Cultivar batatas em Marte pode ser mais difícil do que pensávamos.

Se por acaso houver vida em Marte, será muito abaixo do solo. A idéia de alguma missão tripulada ou não, encontrar marcianos no planeta vermelho vai ficando cada vez mais improvável. 
Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram compostos no solo maciano, capazes de destruir colônias de bactérias em questão de segundos. Mas por que o solo de Marte é tão inóspito à vida? 
Em 2008 foram detectados no quarto planeta do Sistema Solar, compostos químicos contendo cloro: os percloratos; todo o problema reside neles. 
Os percloratos não são tão nocivos aos micróbios quanto são para os seres humanos, mas quando expostos a intensa luz ultravioleta, se tornam letais para qualquer forma de vida. 
A atmosfera de Marte é muito mais fina que a da Terra e por isso não impede que uma grande quantidade de radiação ultravioleta chegue ao solo rico em perclorato e aí está feito o desastre. No teste realizado, os pesquisadores submeteram a bactéria Bacillus subtilis a uma solução de magnésio com concentração semelhante à encontrada em Marte e depois expuseram a mesma cultura de bactérias à luz ultra violeta com o mesmo comprimento de onda que atinge o planeta. O resultado foi devastador. Em 30 segundos não havia mais nenhuma bactéria para contar história. Mesmo usando o UV nas bactérias sem a presença dos percloratos, a letalidade foi total em um minuto. Como toda pesquisa científica, séria, precisa levar em conta todas os cenários possíveis, os cientistas testaram a sobrevivência das bactérias na superfície de uma rocha similar ao tipo que é comum no planeta vermelho. Adivinha qual foi o resultado? As bactérias também não resistiram!
"Embora os efeitos tóxicos dos oxidantes na superfície marciana tenham sido suspeitas por algum tempo, nossas observações mostram que a superfície atual de Marte é rica em uma mistura de substâncias tóxicas, como oxidantes, óxidos de ferro, percloratos e irradiação UV, o que a torna altamente prejudicial às células", disseram os pesquisadores. .F
Com informações Science Alert
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: