sexta-feira, 24 de março de 2017

Teoria da gravidade de Einstein em xeque.

A equipe acredita que  Andrómeda já passou perto de nós, criando um estilingue de várias galáxias pequenas.


Segundo Popper uma descoberta só pode ser considerada científica se ela conter em si o princípio da verificabilidade; este critério se tornou a característica primeira de todo o ato que se diz científico. Pois bem, Pesquisadores da Universidade de St. Andrews na Escócia  utilizaram o critério do filósofo alemão, quando encontraram um enorme anel de galáxias, com 10 milhões de anos luz de tamanho, em direção contrária à Via Láctea, e com muito mais velocidade; além desse fato, há a suspeita de que a alguns milhões de anos a nossa galáxia já passou perto de sua vizinha, Andrômeda. 
Para o Dr. Hongsheng Zhao se a teoria da gravidade proposta por Einstein estivesse correta, a Via Láctea e Andrômeda nunca teriam se aproximado. Essa descoberta tem conseqüências mais amplas e está relacionada com as leis que regem o cosmos. O movimento das galáxias é concebido atualmente com base na teoria da gravidade einsteiniana que prevê que as galáxias estão se distanciando, com a mesma velocidade, cada vez mais pelo universo.
O pesquisador Idranil Banik um dos chefes da pesquisa, descobriu que é muito difícil que galáxias distribuídas aleatoriamente  se alinhem  da forma como foram observadas; para ele, na teoria da gravidade proposta por Einstein, a matéria escura tem que ser levada em consideração. As galáxias só poderiam se movimentar com a velocidade atual, se apresentassem uma massa estrelar (tanto na Via Láctea quanto em Andrômeda) 60 vezes maior do que foi visto. No entanto o atrito entre os seus halos enormes constituídos de matéria escura resultam na junção do material galáctico e não a dispersão a 2,5 milhões de anos-luz de distância, como a ciência até agora  acredita que aconteceu. Tal como Popper já dizia, é necessário sempre verificar a validade do conhecimento científico! .F
com informações obtidas da Phys

Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: