quinta-feira, 23 de março de 2017

Que bicho é este? - A mosca escorpião

A assustadora cauda, parecida com a do escorpião, é usada para uma função que não tem nada a ver com a inoculação de veneno.



Será uma mistura de mosca com escorpião esse estranho bicho com cabeça avermelhada e em forma de bico, grandes olhos e uma cauda que termina em um aquilhão semelhante à cauda de um legítimo escorpionídeo? Será uma mutação genética, criada por um cientista maluco? 
Os grandes olhos, cabeça em forma de bico e a cauda de escorpião da Mosca escorpião, podem assustar a primeira vista e parecer muito mais um bicho vindo de uma história de terror, mas pode ter certeza que ela é totalmente inofensiva. Seu nome científico é Mecoptera (do grego: meco= longa e ptera= asas); nesta ordem de insetos existem cerca de 555 espécies agrupadas em 9 famílias.
A mosca escorpião é encontrada principalmente nas florestas européias, mas sua distribuição é ampla, tendo presença em outras regiões do mundo. É um inseto grandinho, com o tamanho  de 35 mm; gosta mais de andar do que de voar; tem seu habitat em vegetações úmidas e locais sombreados ao longo de riachos onde encontra sua alimentação básica que consiste em frutas podres, excrementos de pássaros e também em folhas e insetos mortos; além dessas coisas a Mecoptera  gosta muito de suor; assim quando tem alguém suado em seu habitat, adivinha para onde ela voa? Antes de dar um chega pra lá no pequeno intruso, o incomodado com a presença esquisita, tem que ter o cuidado para não sentir o odor forte e talvez desagradável que ela expele toda vez que se sente ameaçada. 
Somente os machos possuem a cauda parecida com a do escorpião. Ela não tem a mesma função que tem no aracnídeo:  a cauda da mosca escorpião (macho), é na verdade o órgão genital (clásper) e logicamente só é usada no momento do acasalamento. O macho atrai a fêmea liberando no ar um feromônio sexual proveniente de bolsas localizadas na extremidade traseira do seu abdômen. Quando a primeira fêmea aparece, o macho tem que ter um presente para dar a ela: um inseto morto; a interesseira então examina muito bem o tal presente e se for de seu agrado, o namoro acontece. .F
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: