domingo, 19 de fevereiro de 2017

Mapa de câncer em 3D é desenvolvido em Cambridge

 Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer é a segunda doença mais mortal em todo o mundo.


Cerca de 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano, o que representa cerca de 13% de todas as mortes no espaço de 12 meses; esse dados são da Globocan, um portal internacional de pesquisa sobre o câncer. Os principais tipos de câncer, responsáveis por esse índice nefasto são os de pulmão, fígado, colorretal, estômago e mama. Esforços na área de pesquisa têm sido feitos para derrotar esta terrível doença; a cada ano várias formas de tratamento e abordagem da doença são desenvolvidos na busca de diminuir as estimativas. 
A mais recente idéia para combater o câncer não foi criada para o meio farmacêutico; o projeto ao que parece é inédito; os cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra criaram um mapa 3D que permite estudar as estruturas tumorais, por dentro e por fora. O câncer de mama será o primeiro tipo de tumor maligno a ser estudado. Com esse software, haverá uma melhor compreensão de como o câncer funciona a nível celular (como as células interagem umas com as outras) e posteriormente com os dados obtidos pelo estudo do mapa em 3D, drogas poderão ser aperfeiçoadas e até métodos inovadores de cirurgia serão desenvolvidos.
Os recursos foram concedidos pela ONG Cancer Research UK, que seleciona anualmente pesquisas nesta área. Os Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, receberam da ONG, 20 milhões de libras (R$ 80 milhões) para desenvolver esse projeto, pelos próximos seis anos; daqui para frente, o software será aperfeiçoado e novas perspectivas sobre outros cânceres, certamente serão desenvolvidas. .F