sábado, 18 de fevereiro de 2017

Caverna onde haviam Manuscritos do Mar Morto foi descoberta.

Os pergaminhos  foram saqueados pelos beduínos em meados do século passado.
Depois de 60 anos, foi descoberta uma nova caverna em Qumran, perto da costa noroeste do Mar Morto, onde supostamente haviam Manuscritos do Mar Morto. Para os arqueólogos este achado representa um marco por ser a primeira escavação a ser realizada na parte norte do deserto da Judeia e abrirá as portas para uma maior compreensão da função das cavernas em relação aos pergaminhos, com o potencial de serem encontrados  novos materiais para pesquisas futuras.
Essa escavação realizada pelos professores Ahiad Ovadia e  Oren Gutfeld da Universidade Hebraica de Jerusalém com a colaboração do professor Randall Price da Liberty University dos EUA, revelou numerosos frascos de armazenamento (com suas tampas) do período do Segundo Templo, escondidos em nichos ao longo das paredes da caverna e dentro de um longo túnel na parte posterior. 
Na escavação não foram encontrados apenas frascos onde haviam manuscritos; havia, também, na caverna, fragmentos de envelopes, uma corda que amarrava os pergaminhos, uma parte de um pergaminho, cerâmica, lâminas de pederneiras, pontas de seta, um selo feito em cornalina e até uma picareta dos anos 50 do século passado; este último achado é um indício de que a caverna foi saqueada. 
Os arqueólogos envolvidos nessa escavação estão empolgados e esperançosos de que ainda há muito para ser descoberto no deserto da judéia.  .F