domingo, 15 de janeiro de 2017

Do pó viemos e ao pó retornaremos.

Analisando a composição de 150 mil estrelas na Via Láctea, cientistas chegaram à seguinte conclusão: os humanos são feitos de poeira estelar.

 Astrônomos da Sloan Digital Sky Survey, no estado do Novo México, iniciaram um estudo a respeito  da composição de 150 mil estrelas na Via Láctea;  para isso eles usaram o espectógrafo APOGEE (Apache Point Observatory Galactic Evolution Experiment) que tornou possível catalogar a quantidade de elementos “CHNOPS” (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre) em cada um dos astros e mapear a presença deles  na galáxia. Para os pesquisadores, esses elementos são os blocos formadores da vida aqui na terra.
Como resultado, a pesquisa indicou que os elementos CHNOPS são mais abundantes no centro da Via Láctea, mas estão espalhados por várias estrelas; o mais interessante nessa história é que a massa dos nossos corpos são constituídos desse material estrelar!
“É uma história de grande interesse para a humanidade que tenhamos conseguido mapear a abundância de todos os principais elementos encontrados no corpo humano em centenas de milhares de estrelas da nossa Via Láctea” disse Jennifer Johnson, da Ohio State University. “Isso nos permite delimitar quando e onde em nossa galáxia a vida teve os elementos necessários para evoluir, uma espécie de ‘zona temporal habitável galática’.” 

Se pensarmos um pouco mais, veremos que essa descoberta não é tão incrível quanto parece ser. Se os elementos essenciais à vida (CHNOPS) estão espalhados pelo universo como poeira das estrelas, e se o planeta Terra faz parte do universo, logo... 
Antes que essa pesquisa fosse feita, já sabíamos que a nossa origem é do pó; no capítulo 3:19 do livro de Gênesis está escrito: "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás".  .F
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja também: