terça-feira, 31 de maio de 2016

Super Notícia - Super bactéria pode ser o fim dos antibióticos.

A Colistina ou Polimixina não é uma novidade no mundo dos antibióticos, mas é o mais potente que que se conhece atualmente. Foi descoberto a muito tempo (1949), extraída do Bacillus Colistinus e teve sua aplicação em seres humanos abandonada entre 1990 e 2010 por causar danos renais e nervosos ficando apenas  no uso veterinário; porém quando apareceram as bactérias multi resistentes, se demonstrou uma excelente opção de controle de infecções urinárias, osseas, pulmonares, infecções nos tecidos e articulações. 

Em 2015 as autoridades de saúde  pública na China se surpreenderam com o aparecimento de uma super bactéria. A falta de algo mais poderoso no combate à tal tipo de infecção levou  alguns a decretar o fim da era dos antibióticos. O pior de tudo é que segundo as projeções já realizadas, haverá um aumento gradual chegando a ter 10 milhões de pessoas mortas por ano até 2050. 

Além do chinês, houve também um caso nos EUA; a super-bactéria foi encontrada na urina de uma mulher de 49 anos. Trata-se da E. Coli com uma super resistência aos antibióticos e até à Colistina; afirma o Departamento de Defesa Norte Americano. 
A bactéria possue 16 genes que atrapalham a ação dos remédios, sendo que dentre eles destaca-se o mcr-1 que confere a ela, resistência aos antibióticos conhecidos e além disso pode ser absorvido por contato de um micro organismo  para o outro. Desta forma, há o risco de em pouco tempo não haver mais antibióticos que controlem infecções por bactérias. 
A Colistina de uso veterinário para curar infecções nos animais e aumentar seu peso, é possivelmente a origem do problema, já que as bactérias se tornam resistentes antes mesmo de poder atingir os seres humanos. Com a Colistina sem ação eficaz contra às cepas de bactérias resistentes como por exemplo pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter, Enterobacteriaceae, há a previsão que o tratamento das mais simples infecções se tornem um desafio para os médicos e que a forma de cura como conhecemos esteja com os dias contados; uma das soluções propostas pelo estudo encomendado pelo governo britânico está em campanhas de concientização, em melhorar a qualidade da água, reduzir o uso desnecessário de antibióticos na agricultura, criar um fundo de inovação global para pesquisa em fase inicial, incentivos financeiros para novas pesquisas, campanhas de vacinação e outras alternativas que evitem o uso abusivo de antibióticos ... ou seja, não há uma maneira direta de contornar o problema; tudo o que se pode fazer no momento é prevenir.


Focou???

Fúlvio Garcia

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Biologia - Por que peidamos?


No trato intestinal dos animais, vivem várias espécies de bactérias que assumem uma importante função para o organismo em que estão: fermentam os carboidratos não digeridos e assim permitem a absorção de ácidos graxos de cadeia curta dentre eles os butiratos metabolizados pelos epitélios do cólon, os propionatos pelo fígado e os acetatos pelas células musculares; além disso, as bactérias intestinais são importantes também na síntese de ácidos biliares e de vitaminas B e K.  Quanta coisa não? Está impressionado em saber que dentro de você, mais precisamente na sua barriga, existem bichinhos que contribuem para seu bom desempenho ... nos esportes por exemplo? SAIBA QUE ESSA E MAIS SURPRESAS VOCÊ TERÁ AQUI NO FOCO SUPER NOTÍCIAS... É SÓ FOCAR!
Mas voltando ao assunto, as trilhões de bactérias (cerca de 100 trilhões, dez vezes mais que o número de células que existem no corpo humano) são responsáveis também, por uma coisa que não é tão boa assim: o PUM!
Pum, peido, traque, flato, bufa... os nomes não faltam para este fenômeno socialmente reprovável e constrangedor na maioria dos momentos, mas que faz parte da nossa digestão desde que nascemos. Como todos sabem, o pum consiste na ventosidade expelida pelo ânus, podendo ser inodoro ou então fétido a depender do que ingerimos. O constrangimento em soltar um pum perto de outras pessoas começou a existir simultaneamente com os hábitos de higiene, com o crescimento das cidades no séc. XIX; antes, nas comunidades rurais, soltar um bom peido era sinal de saúde. De uma coisa você pode ter absoluta certeza: soltar é tão natural quanto respirar; estima-se que o ser humano solte em média 1,5 litros de peido por dia; é claro que essa quantidade não é de uma vez; 1,5 litros podem ser expelidos em 15 ou 20 porções; ou seja, qualquer ser humano peida de 15 a 20 vezes por dia!  Se neste exato momento você está dizendo, "eu não!" saiba que muitas vezes é imperceptível.
Voltando às bactérias, como já foi dito, são elas que produzem gases, devido à fermentação do alimento não digerido; mas note bem, o peido é também resultado da ingestão do ar. Quando não é apenas ar engolido na alimentação, o pum é composto além de oxigênio por: nitrogênio, metano, gás carbônico, sulfeto e enxofre sendo  os dois últimos, os culpados pelo ... cheiro fedido. Alimentos como carne, cebola, couve-flor, repolho, alho, leite e ovos produzem mal cheiro enquanto os grãos como feijão, grão de bico, milho produzem maior densidade de gases. Agora se por acaso você comer todos esses alimentos listados acima de uma vez... certamente,  a quantidade se juntará com o mal cheiro e daí aumentará e muito o constrangimento perante seus amigos, caso o seu pum vier sem você esperar. Portanto, é bom tomar cuidado!



O que fazer para diminuir a quantidade de gases?

Se você aumentar a ingestão de fibras como aveia, linhaça, granola, pães e torradas integrais, frutas, verduras e beber uns dois litros de líquidos por dia, ajudará ao seu intestino no trânsito intestinal e diminuirá a formação dos gases. Os exercícios físicos são muito importantes também, inclusive para aumentar este "trânsito". Para quem tem problemas com a digestão de certos alimentos, os pró-bióticos (lactobacilos) podem ajudar.

Focou???

Fúlvio Garcia

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tecnologia - Agência espacial Russa pretende enviar turistas ao espaço em 2020.




O turismo espacial já é uma certeza e a agência espacial Russa, a Roscosmos está também interessada em facilitar a realização do sonho que muitos tem em conhecer o espaço. 
Conhecer o espaço e sentir os efeitos da gravidade passará a ser mais comum, pelo menos para os endinheirados, a partir de 2020 quando a primeira nave totalmente destinada a turistas, estará pronta para leva-los a um vôo sub orbital, a uma altura de 200 km da terra. A KosmoKurs, empresa que irá administrar as viagens, calcula que a passagem custará 250 mil dólares que é um pechincha quando comparada aos 59 milhões desembolsados por multimilionários excêntricos que desejavam conhecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

Focou???

Fúlvio Gacia


sábado, 21 de maio de 2016

Em Foco - Transplante de pênis, realizado nos EUA, é o segundo com sucesso no mundo.

"O mais difícil para mim é pensar que alguém teve que morrer para eu ter um pênis."(Thomas Manning)

O primeiro transplante de pênis dos Estados Unidos foi realizado com sucesso nesta segunda feira (16) no Hospital Geral de  Massachucetts, em Boston. O paciente, Thomas Manning de 64 anos recebeu o orgão de um doador já falecido.
A cirurgia que durou 15 horas onde se envolveram 50 médicos de várias especialidades,  foi rigorosamente planejada durante 3 anos pela equipe do cirurgião plástico Curtis Cetrulo. Na coletiva à imprensa, ele afirmou que o principal objetivo da cirurgia não foi devolver a capacidade reprodutiva ao paciente vítima de um câncer de pênis, mas é possível que a função sexual seja recuperada com o órgão transplantado, dentro de alguns meses. A cirurgia que custou menos de US$ 100 mil, foi a segunda no mundo; a primeira foi em 2014 na Universidade de Stellenbosch na Cidade do Cabo, África do Sul. Antes dela houve uma na China, mas não foi bem sucedida; houve uma rejeição psicológica do receptor e também de sua parceira. 
Esta nova técnica promete ajudar os soldados egressos dos campos de batalha como no Iraque e no Afeganistão. São mais de 1300 homens que sofreram lesões genitais graves informou o departamento de defesa Norte Americano. A partir de agora novos transplantes serão feitos no hospital Johns Hopkins University, nos EUA.  


A cirurgia consiste em acoplar o orgão do doador (falecido) no receptor, sendo utilizado um microscópio cirúrgico para que sejam devidamente conectados os vasos e nervos, além de suturar os demais tecidos penianos das duas partes. Os riscos são iguais aos de qualquer outro transplante: hemorragia, infecção e também rejeição que poderá ser controlada com administração de imunossupressores no paciente.



Focou???
Fúlvio Garcia

Tecnologia - Carros sem motoristas podem esta próximos de serem lançados.

O carro autônomo projetado pela Google
Imagine entrar num carro e não precisar dirigí-lo. Pois bem, o avanço tecnológico já está chegando a tal ponto que isso será possível em breve.
A Baidu, empresa que atua na área de tecnologia, já está trabalhando neste ousado projeto na China. Primeiramente os veículos de direção autônoma (carros, vans, ônibus), irão circular em áreas restritas da cidade de Wuhu (de 700 mil habitantes). Nessa primeira fase os veículos robotizados não levarão passageiros e  durará 3 anos nos quais serão analisados o desempenho; isso permitirá que a tecnologia seja aperfeiçoada. Nas fases seguintes, os carros autônomos terão sua zona de trânsito cada vez mais  ampliadas e daí a idéia inovadora, quase igual ao de filmes de ficção científica, serão usadas  em outras cidades pelo mundo. No entanto...
Enquanto a Baidu tem esses planos na cidade de Wuhu, o aplicativo Lyft, o maior concorrente do Uber nos Estados Unidos faz planos de fazer os primeiros testes com carros autônomos levando passageiros reais já em 2017. O Chevy Bolt (carro elétrico da GM) será o primeiro modelo a ser utilizado.

O Uber também está na estrada para tentar tirar os motoristas do volante; já planeja até, ora vejam só, criar um robô motorista! É pessoal, ao que parece o mundo futurístico apenas visto nas ficções científicas hollywoodianas já está às portas. A aplicação de robôs motoristas não é um mero exotismo tecnológico; a empresa quer com isso, baratear o uso dos táxis autônomos a tal ponto que ninguém mais pense em ter um carro.
Está pensando que é apenas a Baidu, a Lyft e a Uber as únicas interessadas? Adivinha quem está achando maravilhosa a idéia de carros inteligentes? A Google! Na sua versão, o carro é tão, tão autônomo que não vem nem com volante nem pedais. Essa história já está ficando tão séria que as autoridades americanas já estão analisando antecipadamente quem será responsabilizado em caso de acidentes ou multas de trânsito. Se você não está controlando o tal veículo que não possui nem volante nem pedais... o único culpado por uma simples infração de trânsito ou mesmo um acidente grave é o veículo que foi feito pela fábrica... logo, será a fábrica a responsável. De certa forma é uma ótima notícia para os colecionadores de multas!



terça-feira, 17 de maio de 2016

Curtas - O elevador mais rápido do mundo

Do segundo subsolo até o 119º andar em menos de 1 minuto só é possível, no momento, no elevador da Torre  Xangai (632 metros de altura), o segundo edifício mais alto do mundo. Quer dizer, a menos é claro que você utilize um foguete capaz de lança-lo para cima a uma velocidade de quase 80 km por hora ou 1230 metros por minuto. No entanto, ninguém usa foguete como elevador não é mesmo? sendo assim, este elevador é o único  modo mais rápido de ir do térreo até o último andar em menos tempo. Uma série de inovações técnicas estão sendo usadas para dirimir qualquer desconforto que uma subida tão rápida e tão alta possa trazer.



* * *

Dormir demais leva ao túmulo mais cedo.


Os dorminhocos morrem mais cedo é o que diz o estudo realizado pelos pesquisadores da universidade de Warwick na Inglaterra. A descoberta científica surgiu depois que os cientistas analisaram os dados coletados de mais de 1 milhão de pessoas. Para o professor Franco Capuccio, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, as pessoas que dormem mais de 8 horas por dia estão mais predispostas a morrerem mais cedo. Se você dorme muito... saiba que está mais próximo da cova do que quem dorme 8 horas ou menos. Agora... se você dorme muito e toma várias chícaras de café ... Ufa, suas chances de encaixotar são muito maiores do que aqueles que apenas dormem muito! Esse mundo científico hein?


Focou???

Fúlvio Garcia

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Terríveis baratas



De cor marrom avermelhada, longas antenas na cabeça, grandes olhos, corpo oval, outras duas pequenas “antenas” no traseiro (chamados cientificamente de cerci) que funcionam como radares e três pernas de cada lado, ela não deixaria nada a dever a um monstro vindo do espaço; se alimenta de quase tudo incluindo aí, cabelo, fezes, cadáveres e até indivíduos de sua espécie; seus reflexos são rápidissimos, consegue se reproduzir também muito rapidamente e em grande quantidade, sobreviveria a uma explosão nuclear de proporção pouco menor a que ocorreu em Hiroshima, além de fugir, correr, e passar dias viva depois de ser decapitada. A periplaneta americana (nome científico da barata de esgoto, muito comuns nos nossos lares) são campeãs em sobrevivência e  resistência; atualmente têm se tornado uma interessante forma de negócio. 


Baratas produzidas em fazenda na china


A China é um país cheio de exotismos para um ocidental que se aventura em suas terras; as tradições milenares, o complicadíssimo sistema de escrita e a variedade de dialetos talvez não sejam tão exóticos quando comparados aos costumes alimentares do povo chinês que conseguem transformar praticamente tudo em comida; neste mundo de sabores, muitos deles esquisitos, temos a Periplaneta americana, a popular barata de esgoto, que é considerada uma iguaria de casca crocante com uma gordura   de consistência semelhante a queijo cottage. Mas não é somente isso: a barata está sendo empregada também na indústria farmacêutica. Já existem pesquisas que tentam usar o sistema imunológico do inseto no combate a bactérias como por exemplo a E. Coli (causadora de intoxicação alimentar) MRSA (causadora de infecções na pele) e outras mais que são resistentes aos tratamentos atuais; e os benefícios que o pequeno e asqueroso monstro trás não param apenas nisso; médicos chineses utilizam um creme de pó de barata em casos de queimadura; existe também um xarope que atua nos sintomas de gastrenterite; ao que parece a barata é um santo remédio para quase tudo lá nas terras asiáticas: câncer, aids, tuberculose, calvície possuindo até propriedades rejuvenecedoras (anti-idade) e se você pensou, que só faltou a barata ser também afrodisíaca, bem... faltou mesmo, mas quem sabe daqui a algum tempo não aparece um chinês afirmando isso? Tudo é possível quando se trata de... baratas.  


Um pouco mais sobre baratas...


Estão comprovadas 32 doenças causadas por bactérias, 17 por fungos, 3 por protozoários , 2 por vírus e umas 6 por helmintos,  transmitidas por regurgitação, contato e excrementos.





Como a barata é um animal que vive em locais extremamente sujos, os cientistas deduziram que ela possui um antibiótico natural que lhe proporciona , uma vida saudável, mesmo estando no meio de tantas bactérias, protozoários, fungos...; mas a utilidade deste vilão que muitas vezes fazem senhoritas e até marmanjos subirem na cadeira, não é conhecida apenas pelos chineses: por exemplo, em Nova Orleans, nos EUA, o chá de barata era usado contra o tétano. Voltando para a China é óbvio que, pelo menos as baratas utilizadas na gastronomia chinesa, nascem em cativeiro, portanto são apropriadas para o consumo. Por isso fica o conselho: não tentem esta proeza em casa.



Elas não são de estimação, mas têm uma “amizade” e uma atração muitas vezes fatal pelos os humanos; porém com toda essa “paixão”  pelos o homo sapiens a periplaneta americana não é considerada animal doméstico muito menos de estimação. Os biólogos criaram um termo mais apropriado para definir as espécies que teimam em viver dentro das habitações humanas, não sendo propriamente animais domésticos. A todas as espécies que convivem com o homem para conseguir alimento e também abrigo, dá-se o nome de sinantrópicas; portanto uma mosca fazendo acrobacias em cima da mesa enquanto almoçamos,  as formigas de um formigueiro atrás da pia da cozinha e por que não  um rato ou então uma barata apressada correndo na nossa frente dentro de casa, são todos animais sinantrópicos

Rapidez




Todo mundo já deve ter percebido como as baratas são rápidas. Além de sua percepção apurada devida às duas anteninhas que tem no traseiro, capazes de captar  pequenas mudanças nas correntes de  ar e ter bons 8,2 mili-segundos de vantagem contra o perigo iminente (um pisão por exemplo) , elas quando resolvem dar no pé, conseguem atingir a velocidade de 3,2 km/h que proporcionalmente ao seu tamanho,  é uma ótima velocidade. Caso ela tivesse o tamanho de um homem, seria capaz de chegar a quase  80 km/h. Deixaria todos corredores profissionais comendo poeira.

As baratas são também velozes na reprodução. Em 150 dias, uma barata é capaz de colocar no mundo 320 baratinhas. Imaginem quantas gerações não surgem durante os 4 anos de vida da barata matriarca. É só fazer as contas.

Ficha técnica:

Periplaneta Americana


Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Subclasse: Pterygota

Infraclasse: Neoptera


Ordem: Blattaria



Focou ??? 
Fúlvio Garcia

sábado, 7 de maio de 2016

Super Notícias - Vem aí o Cristal Aquaman!


O Aquaman é aquele personagem das histórias em quadrinhos produzidas pela D.C. Comics, que vive na cidade perdida da Atlântida e que possui super poderes, entre eles força sobre humana, capacidades telepáticas de comunicação com a vida marinha, além é claro de poder mergulhar no oceano, sem precisar usar nenhum instrumento. Quem já leu histórias em quadrinhos ou já assistiu o desenho da Liga da Justiça, certamente conhece o personagem. 

Pois bem, a capacidade de mergulhar sem o auxílio de pesados tanques de oxigênio, tal qual o nosso herói aquático, pode estar bem próxima de ser real, no mundo fora dos quadrinhos,  isto porque cientistas Dinamarqueses desenvolveram um cristal capaz de absorver 160 vezes mais oxigênio do que os 21% presentes na atmosfera. Ou seja, se esta invenção decolar e for comercializada, vão acontecer três coisas: os inventores ficarão ricos, os pesados cilindros virarão coisa do passado e todo mundo poderá mergulhar igual ao Aquaman!

Este material promete ser tão revolucionário que, para se ter uma idéia, seria preciso apenas um pequeno punhado de cristais, para sugar todo o ar de uma sala, por exemplo. Os cristais milagrosos possuem Cobalto em sua estrutura molecular. "Pequenas quantidades de metal são essenciais para a absorção do oxigênio, então não é surpreendente perceber esse efeito em nosso novo material", afirma Christine McKenzie uma das pesquisadoras envolvidas no projeto. Além da utilização debaixo d'água, os cristais podem servir para outras aplicações como  melhorar a vida de asmáticos e portadores de câncer de pulmão que são obrigados a viver presos à grandes e pesados cilindros de oxigênio. 




O cristal aquaman com sua consistência esponjosa, poderá liberar oxigênio quando submetido à luz; até o momento, unicamente o calor é responsável por esta ação; porém o maior desafio dos cientistas é sintetizar os cristais em grande quantidades, já que eles possuem uma fórmula química bastante complexa e de difícil reprodução.

Focou ???

Fúlvio Garcia


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Super armadura para lutas



Em tempos de grandes estreias no mundo tecnológico como a possibilidade de acesso aos dados por smart fone e outras comodidades mais,  que quase todos os dias pipocam nas lojas e também na internet, vemos surgir de um lado os esportes radicais com a sua promessa de grandes emoções provocadas pela liberação de adrenalina e da vaidade de se estar convencido que se pertence a um grupo diferenciado de pessoas;  do outro, a união de lutas numa competição sangrenta onde além de muito sangue e hematomas (muitas vezes fraturas) murros, ponta pés, suor, tatuagens e cara feia, a necessidade de preparo físico e mental, bem como o refinamento das técnicas são extremamente necessários não somente na conquista da vitória como para a alegria de um tipo específico de público que ao contrário do novíssimo estilo de luta é antigo e ávido  em ver  a pancadaria rolar solta em qualquer lugar (nos tempos atuais no octógono). Como esse mundo de tecnologias e novidades não para, nem por um segundo, uma armadura super tecnológica do tipo da que é usada pelo homem de ferro, bem que poderia ser inventada não é mesmo? Pois bem, se você está achando que seria muito divertido vestir um modelito como o que o Tony Stark veste, em breve poderá ver este sonho se tornar realidade, pelo menos em parte. 


Uma companhia australiana, a Unified Weapons está desenvolvendo uma armadura de alta resistência composta de materiais leves, resistentes e flexíveis. Interessante não? Porém quem está pensando que ela voa e que da a quem a veste super força, enfim poderes especiais, está seriamente enganado. Composta de 52 sensores de pressão que envia dados (via Wi-Fi e Bluetooth) para um computador externo  esta "Super" armadura não tem a mesma função e é menos genial que a armadura do Homem de Ferro; ela deverá ser usada em treinamentos de artes marciais que utilizam armas. Ou seja, o que os idealizadores da Lórica (o nome da armadura) pretendem é tornar possível que dois lutadores de esgrima por exemplo, lutem para valer tal como os lutadores de MMA fazem. Com essa armadura é possível, literalmente,sentar o pau na cabeça do oponente; os sensores que estão espalhados pela superfície da super vestimenta, captam o golpe e transmitem para um computador que mede a intensidade e indica se foi fatal ou apenas lesão pequena, média ou grave. 
David Pysden o CEO da Unified Weapons comenta o resultado: “Nós ouvimos de centenas e centenas de pessoas que vêm praticando artes baseadas em armas há 20 ou 30 anos que não tinham uma forma de testar realmente suas habilidades sem, no mínimo, ferir gravemente alguém”
Talvez esteja surgindo agora uma nova era de lutas de competição, em que seja possível a utilização de armas de verdade sem qualquer risco à saúde do atleta. É mais uma estreia para os tempos em que novidade é o que não falta.



***********************************************************************************************


A Lorica é na verdade o nome da armadura utilizada pelos legionários do Império romano. Esta a direita era o padrão usado nas batalhas (Lorica segmentata). Era feita de chapas de metal que protegiam as partes importantes do corpo e permitia ao mesmo tempo o livre movimento do tronco e dos braços.




Focou???

Fúlvio Garcia

domingo, 1 de maio de 2016

Tecnologia - é um avião? é um foguete? é um OVNI? Não, é o Airlander!



Antes que os grandes aviões de passageiros  cruzassem o oceano atlântico, houve um outro tipo de transporte que executava o serviço; se você pensou em navios como o Titanic está certo, mas entre um e outro temos o balão dirigível (batizado de Zepellin em homenagem ao seu idealizador o Conde Zeppelin) , sendo  o maior e mais famoso deles o Hindenburg que sofreu o trágico acidente em 1937.
Os aeróstatos (como são chamados os balões sem propulsão e os balões dirigíveis) foram inventados a partir do sec. XVIII, quando o luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão, fez o primeiro vôo da história com o seu Passarola (nada mais, nada menos que um balão). 

De lá para cá, os balões evoluíram com os dirigíveis e agora a Northrop Grumman (multinacional norte americana que atua no ramo aero espacial e de defesa) e a Hybrid Air Vehicles Ltd desenvolveram um projeto que cria um novo dirigível (obviamente inflado com Hélio inerte); é o HAV 304 ou Airlander. Não tem os 245 metros do Hindenburg, mas com seus 92 metros de cumprimento, consegue ser maior que o Airbus A-380, o 747-8 e até do que o Antonov Na-225.

Início do projeto

O projeto ia bem até 2013 quando foi encerrado por falta de verbas. Daí a HAV não perdeu tempo e comprou o aeróstato e o levou para o angar de Cranfield, o maior da Inglaterra com 245 metros de comprimento, 48 de altura e 55 de largura, que foi usado nos anos 20 do século passado para abrigar dirigíveis como o R 101 que teve um fim semelhante ao do Hindenburg. O Airlander custa 60 milhões de libras (R$ 240 milhões); o governo britânico injetou no projeto a bagatela de 2,5 milhões de libras (R$ 9,5 milhões) para desenvolvimento de engenharia e tecnologia. "Estamos colocando 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto no meio ambiente"  disse o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable.


A HAV pretende fabricar 10 Airlanders por ano e os compradores mais interessados são as petrolíferas onde o moderno aeróstato será empregado no transporte de cargas para os pontos distantes; elas possuem a capacidade de transporte de 50 toneladas de carga, 50 vezes mais que um helicóptero; a operação desses dirigíveis certamente será muito mais prática (ele pode aterrissar por controle remoto) e terá um custo mais barato do que os dos aviões, já que não será preciso pistas de pouso.

A HAV já estuda o projeto do Airlander 50 que será 27 metros maior do que seu antecessor. Enquanto  ele não sai da prancheta, o Airlander “menorzinho” fará sua estréia no final deste ano, fazendo 2 voltas (sem paradas) ao redor do mundo, com celebridades a bordo. 



Investidores famosos 




Quem disse que no mundo das celebridades só há espaço para inspirações artísticas? Pois o polivalente Bruce Dickinson, além de apresentador de programas de televisão, vocalista da mais bem sucedida banda de Heavy metal do mundo, piloto de 747 é também um dos maiores investidores do Airlander.
"Eu quero entrar nele e voar de polo a polo... Vamos voar a 6 metros acima do Amazonas, sobre algumas das maiores cidades do mundo, e transmitir tudo pela internet" disse Bruce, eufórico.

Apenas superado pelo Hindenburg






Quando o R 101 foi construído, era o maior dirigível do mundo. Possuia 236, 86 metros de cumprimento, 43 metros de altura e diâmetro de 40,3 metros, se deslocava a uma velocidade máxima de 114 km/h com velocidade de cruzeiro de 111 km/h. Foi construído pela Royal Airship works, mas o projeto de outro igual ou maior foi cancelado depois do trágico acidente que resultou na morte de 48 pessoas das 54 que estavam a borto. O R-101 foi superado em tamanho e velocidade, 5 anos depois pelo LZ 129 Hindenburg que tinha incríveis 245 metros de cumprimento, alcançando a velocidade máxima de 135 km/h. Sem dúvida era o ícone da indústria alemã e do nazismo. Depois de voar mais de 60 vezes, acabou ardendo na chegada a New Jersey em 1937. Morreram 35 pessoas, 13 passageiros e 22 tripulantes



      Focou???

Fúlvio Garcia.