domingo, 1 de maio de 2016

Tecnologia - é um avião? é um foguete? é um OVNI? Não, é o Airlander!



Antes que os grandes aviões de passageiros  cruzassem o oceano atlântico, houve um outro tipo de transporte que executava o serviço; se você pensou em navios como o Titanic está certo, mas entre um e outro temos o balão dirigível (batizado de Zepellin em homenagem ao seu idealizador o Conde Zeppelin) , sendo  o maior e mais famoso deles o Hindenburg que sofreu o trágico acidente em 1937.
Os aeróstatos (como são chamados os balões sem propulsão e os balões dirigíveis) foram inventados a partir do sec. XVIII, quando o luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão, fez o primeiro vôo da história com o seu Passarola (nada mais, nada menos que um balão). 

De lá para cá, os balões evoluíram com os dirigíveis e agora a Northrop Grumman (multinacional norte americana que atua no ramo aero espacial e de defesa) e a Hybrid Air Vehicles Ltd desenvolveram um projeto que cria um novo dirigível (obviamente inflado com Hélio inerte); é o HAV 304 ou Airlander. Não tem os 245 metros do Hindenburg, mas com seus 92 metros de cumprimento, consegue ser maior que o Airbus A-380, o 747-8 e até do que o Antonov Na-225.

Início do projeto

O projeto ia bem até 2013 quando foi encerrado por falta de verbas. Daí a HAV não perdeu tempo e comprou o aeróstato e o levou para o angar de Cranfield, o maior da Inglaterra com 245 metros de comprimento, 48 de altura e 55 de largura, que foi usado nos anos 20 do século passado para abrigar dirigíveis como o R 101 que teve um fim semelhante ao do Hindenburg. O Airlander custa 60 milhões de libras (R$ 240 milhões); o governo britânico injetou no projeto a bagatela de 2,5 milhões de libras (R$ 9,5 milhões) para desenvolvimento de engenharia e tecnologia. "Estamos colocando 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto no meio ambiente"  disse o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable.


A HAV pretende fabricar 10 Airlanders por ano e os compradores mais interessados são as petrolíferas onde o moderno aeróstato será empregado no transporte de cargas para os pontos distantes; elas possuem a capacidade de transporte de 50 toneladas de carga, 50 vezes mais que um helicóptero; a operação desses dirigíveis certamente será muito mais prática (ele pode aterrissar por controle remoto) e terá um custo mais barato do que os dos aviões, já que não será preciso pistas de pouso.

A HAV já estuda o projeto do Airlander 50 que será 27 metros maior do que seu antecessor. Enquanto  ele não sai da prancheta, o Airlander “menorzinho” fará sua estréia no final deste ano, fazendo 2 voltas (sem paradas) ao redor do mundo, com celebridades a bordo. 



Investidores famosos 




Quem disse que no mundo das celebridades só há espaço para inspirações artísticas? Pois o polivalente Bruce Dickinson, além de apresentador de programas de televisão, vocalista da mais bem sucedida banda de Heavy metal do mundo, piloto de 747 é também um dos maiores investidores do Airlander.
"Eu quero entrar nele e voar de polo a polo... Vamos voar a 6 metros acima do Amazonas, sobre algumas das maiores cidades do mundo, e transmitir tudo pela internet" disse Bruce, eufórico.

Apenas superado pelo Hindenburg






Quando o R 101 foi construído, era o maior dirigível do mundo. Possuia 236, 86 metros de cumprimento, 43 metros de altura e diâmetro de 40,3 metros, se deslocava a uma velocidade máxima de 114 km/h com velocidade de cruzeiro de 111 km/h. Foi construído pela Royal Airship works, mas o projeto de outro igual ou maior foi cancelado depois do trágico acidente que resultou na morte de 48 pessoas das 54 que estavam a borto. O R-101 foi superado em tamanho e velocidade, 5 anos depois pelo LZ 129 Hindenburg que tinha incríveis 245 metros de cumprimento, alcançando a velocidade máxima de 135 km/h. Sem dúvida era o ícone da indústria alemã e do nazismo. Depois de voar mais de 60 vezes, acabou ardendo na chegada a New Jersey em 1937. Morreram 35 pessoas, 13 passageiros e 22 tripulantes



      Focou???

Fúlvio Garcia.