quinta-feira, 6 de julho de 2017

Dois buracos negros supermassivos orbitando juntos.

Mais uma importante descoberta para a compreensão do Universo.


Isso nunca foi visto antes por nenhum astrônomo, desde que o ser humano vasculha os céus. Cientistas do Observatório LIGO detectaram ondas gravitacionais formadas por um par de buracos negros supermassivos que orbitam entre si e se aproximam numa dança lenta, para depois (no futuro) finalmente colidirem.
"Por um longo período de tempo, tentamos encontrar um par desses buracos negros supermassivos orbitando como resultado da fusão de galáxias", disse o autor do estudo, Greg Taylor.
Esses buracos negros supermassivos são, acredite, bilhões de vezes maiores que o Sol. São freqüentemente encontrados nos centros de grandes galáxias e resultam de colisões galáticas. 
A distância entre os dois super gigantes é enorme; para se ter uma idéia como tudo entre esses dois é incrivelmente grande, a revolução completa entre eles tem a duração de 24 mil anos. A órbita do par é tão longa que a equipe de pesquisadores já o observa a mais de uma década e ainda não viram nada acontecer (sem os instrumentos de alta precisão); eles, aparentemente, permanecem no mesmo lugar

"O que conseguimos fazer é uma verdadeira conquista técnica ao longo deste período de 12 anos usando o VLBA para alcançar resolução e precisão suficientes na astrometria para ver realmente a órbita acontecer", disse Taylor. "É um pouco de triunfo na tecnologia ter conseguido fazer isso".

Essa descoberta tem a importância de ajudar no entendimento sobre os buracos negros supermassivos sobre as estrelas que estão próximas e também sobre a evolução das galáxias. .F
Com informações Popular Mechanics
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: