quinta-feira, 8 de junho de 2017

O pinheiro de Cook só conhece uma direção: a do Equador.

Medindo até 60 metros de altura, o Pinheiro de Cook chega a se inclinar mais de 8º  sempre em direção ao Equador.


Todas árvores crescem em linha reta em direção ao céu? Nem todas. Pelo menos o pinheiro de Cook, uma espécie de pinheiro nativo da Nova Caledônia, uma ilha do pacífico sul, se inclina como se estivesse sendo atingida por um forte vendaval. Porém essa não é sua única peculiaridade; segundo os pesquisadores, essa espécie de pinheiro, além de não crescer totalmente reto (como as outras), sempre se direcionam para o Equador, não importa onde sejam plantados. Curioso não?
Quanto mais distante do Equador, mais inclinado o pinheiro de Cook fica. Um pinheiro plantado na Austrália, por exemplo, chegou à inclinação de 40 graus.
Matt Ritter, da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, que começou o estudo a respeito do comportamento inusitado dessa espécie de árvore, propôs o fototropismo que é o fenômeno em que alguns seres vivos, principalmente as plantas, se direcionam em direção à luz. 
Assim esses pinheiros em latitudes mais distantes da linha do Equador, tendem a se inclinar em direção ao Sol. Na maioria das árvores o fototropismo é sempre anulado pelo gravitropismo que dirige o crescimento da planta para cima.
Se por acaso você encontrar uma árvore inclinada e se ela não foi vítima de uma forte ventania, procure saber aonde está o Equador (em relação à arvore); talvez ela esteja querendo tomar um solzinho. .F
Com informações Discovery Magazine
Focou??? Fúlvio Garcia