sexta-feira, 30 de junho de 2017

O Hand Spinner

Se você está estressado, compre um Hand Spinner (Girador de mão).


Nos últimos tempos um brinquedinho tem invadido as vitrines das lojas e tem se tornado uma febre, acredito eu, tanto para crianças como para adultos. O nome é Hand Spinner; ele pode ser no modo "clássico" com três pontas circulares ou então com um formato mais inovador, com várias pontas, ou círculos, em formato de morcego (tipo do Batman)..., porém o que todos possuem em comum é um rolamento no centro. 
O Spinner foi criado nos anos 90 com a intenção de ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção; depois foi usado para tratar também ansiedade, autismo, stress e todo tipo de cacoete que se possa imaginar. O que a princípio era para ser tratamento, virou brinquedo. Como todas as coisas que são criadas em qualquer parte do mundo, acabam sendo fabricadas na China, o Spinner também já virou chinês. A fábrica chinesa que fica na cidade de Yimu conseguiu bater o recorde estonteante de produzir 80 mil unidades por dia.
Mas o que chama tanta atenção num brinquedo a primeira vista tão boboca?
Primeiro eles até que são bonitinhos; são feitos em várias cores, vários modelos e também vários materiais e para quem vê aquele monte de spinners brilhando na vitrine, sente uma certa vontadezinha de comprar e quem sabe até de colecionar. 
Segundo, se um spinner não estiver defeituoso, pode ficar até mais de um minuto girando com um único empurrão. Como o seu eixo é um rolamento, existe baixo atrito nas suas esferas e a energia dissipada é muito pequena; daí o dispositivo permanece rodando e rodando... a sensação de vê-lo girando é boa e antes que você perceba, outro impulso já foi dado e depois outro... 
Terceiro, enquanto ele esta girando entre seus dedos, você sente que ele não quer mudar de posição. Essa sensação é na verdade o efeito giroscópico que impede que seu eixo de rotação seja mudado, apontando sempre para uma mesma direção. Quanto maior for a rotação do dispositivo maior será a resistência à mudanças de direção que ele desenvolverá. 
Além desses três pontos de atração que o Spinner exerce nas pessoas, ainda existe um que pode ser acrescentado a ele. Se o dispositivo vier com ledes, você verá um outro efeito físico: o estroboscópico que consiste em belos efeitos visuais criados quando o spinner começa a girar e piscar suas luzinhas; ocorre aí a ilusão de ótica de que os pontos luminosos estão girando ao contrário do impulso direcional do dispositivo.
Não pense que o Hand spinner é febre somente aqui no Brasil; ele já rodou e virou febre em todo o mundo. Mas como toda febre, ele logo passará. .F
Com informações
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: