sexta-feira, 2 de junho de 2017

A inteligência artificial superará os seres humanos, dizem os especialistas,

Os riscos catastróficos são possíveis.


Será que no futuro a Inteligência Artificial (A.I.) poderá ser tão real que conviveremos com ela? Essa pergunta já foi superada. A grande questão agora é a seguinte: Quantas coisas a A.I poderá fazer muito melhor do que nós?
Especialistas no assunto como Katja Grace, John Salvatier, Allan Dafoe, Baobao Zhang e Owain Evans, acreditam que há 50% de chances da IA superar os humanos em todas as tarefas em apenas 45 anos e de automatizar todos os trabalhos em 120.
Em um estudo realizado pela Universidade de Oxford e pela Universidade de Yale, foram entrevistadas 1.634 pessoas, da quais 352 responderam as perguntas propostas pela equipe envolvida na pesquisa. O grande detalhe é que todos os entrevistados são pesquisadores da área.
"A nossa equipe de pesquisa foi a todos os pesquisadores que publicaram nas conferências NIPS   (Sistemas de Processamento de Informação Neural) e ICML  (Conferência Internacional sobre Aprendizado de Máquinas)  de 2015. Um total de 352 pesquisadores responderam ao nosso convite para pesquisa".
Os pesquisadores explicaram que a Inteligência de Alto Nível na máquina ocorre quando elas podem desempenhar tarefas com mais facilidade que o ser humano e também com um custo bem menor.
De acordo com esses mesmos pesquisadores, as máquinas superarão os humanos em várias áreas profissionais nos próximos 10 anos, como traduzir idiomas (até 2024), redigir ensaios de ensino médio (até 2026), dirigir caminhão  (até 2027), trabalhar no varejo (até 2031) e até escrever um livro (isso até 2049) e fazer cirurgias (em 2053). No meio desse pessoal que estuda a A.I, estão aqueles que tentam diminuir a intensidade da questão, dizendo que os avanços são inevitáveis e que é melhor nos prepararmos para as mudanças que estão a caminho.
"A realidade é que a AI terá um impacto dramático em todos os aspectos da vida das pessoas, e isso acontecerá mais cedo do que a maioria de nós percebemos" disse Ryan Bort.  Se você tem um trabalho que envolve qualquer coisa baseada em técnicas ou fórmulas, pode ter certeza que em breve terá que procurar outro emprego.
Quem pensa que os entrevistadores não chegaram na parte (da entrevista) que trata dos prós e contras, incluindo aí o perigo de ficarmos jogados a um mero segundo plano, se enganou! Os pesquisadores foram unânimes: a evolução da inteligência artificial terá muitos aspectos positivos, mas...os riscos catastróficos são possíveis. Segundo os pesquisadores entrevistados a probabilidade de que a inteligência artificial seja boa para a humanidade foi de 25% enquanto, 20% extremamente boa e 10%  ruim. O resultado extremamente ruim, como a extinção da raça humana pelas máquinas, ficou com 5% de chance de acontecer. Sem dúvida, o melhor que temos a fazer é nos prepararmos para as mudanças! .F
Com informações Texplore
Focou??? Fúlvio Garcia