quinta-feira, 29 de junho de 2017

A ilha dos gatos.

Em Tashirojima, cachorro não entra.


Existe uma ilha, no Pacífico, onde a população de gatos é muito, muito superior a de humanos. Acredite, ela não é fruto da imaginação de algum escritor ou cineasta; a ilha dos gatos, ilha de Tashirojima,  existe e está próxima da península de Oshika no Japão.
Tashirojima fica a 20 km da cidade de Ishinomaki em Miyagi ken. Os ilhéus acreditam que os gatos trazem muita sorte e até proteção, já que em 2011 um terrível tsunami não devastou a pequena ilha que  tem apenas 3,14 km².
A super população de gatos na ilha não aconteceu naturalmente. Na verdade, não existia gatos lá até que a alguns séculos atrás a criação de bicho da seda estava sendo prejudicada por uma praga de ratos (que comem a lagarta). Como conter a grande população de ratos? Ora, alguém lembrou que o maior inimigo de um rato é um gato e como na ilha haviam várias centenas de ratos, apenas algumas dezenas de gatos seriam necessárias para fazer o serviço. Os gatos se reproduziram, caçaram e exterminaram todos os roedores; no final assumiram o controle da ilha. 
Nesses séculos de dominação felina, a população humana também diminuiu (só existem 80 pessoas morando na ilha). Porém as pessoas que ainda moram em Tashirojima amam os gatos a tal ponto de construírem um santuário para os felinos (o Neko Jinja). Outro detalhe interessante é que atualmente a ilha recebe turistas de todos os lugares do Japão e do mundo para se hospedarem em pausadas e hotéis com formato de... gato! .F
Com informações Curiosity
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também:

Por que os gatos enterram suas fezes?