sexta-feira, 14 de abril de 2017

Um novo corpo planetária foi descoberto.

O DeeDee (Distant Dwarf) é um dos resultados da pesquisa Dark Energy Survey que produziu cerca de 15.000 imagens e identificou mais de 1.1 bilhão de objetos.


Um suposto planeta foi descoberto no Sistema Solar por astrônomos da Universidade de Michigan nos Estados Unidos. 
Como essa nova descoberta fica a aproximadamente 92 unidades astronômicas do Sol, cerca de 137 milhões de quilômetros, não havia ainda muita informação a seu respeito (visto pela primeira vez usando o telescópio Blanco no Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile). Porém os esforços se mantiveram desde o dia em que foi detectado pela primeira vez, em finais do ano passado e com a ajuda do ALMA (o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), já se sabe mais sobre a verdadeira identidade do objeto misterioso: ele tem cerca de dois terços do tamanho do planeta anão Ceres, o maior membro do nosso cinturão de asteroides, e massa suficiente para ser esférico.
As antenas de rádio do ALMA foi indispensável para a criação de imagens claras do objeto, respondendo as dúvidas que pairavam sobre o tamanho e o grau de reflexibilidade de sua superfície.
De acordo com os novos dados, a temperatura do objeto está um pouco acima do zero absoluto, é grande e reflete apenas 13% da luz solar; ou seja, é um corpo muito escuro. Mas não foi apenas isso que foi descoberto; sua órbita é tão, mas tão longa que um ano nele leva 1.100 anos terrestres. 
Essa descoberta foi importante pois ajuda a contar a história da formação do Sistema Solar e explicar como os planetas e até a própria Terra se formaram. .F
Com informações
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: