quinta-feira, 6 de abril de 2017

Que bicho é este? - O verme Bobbitt.

Eles são muito agressivos podendo até atacar pessoas.


O verme Bobbit é na verdade o Eunice aphroditois, um verme gigante que habita em corais do fundo do mar entre 10 e 40 metros de profundidade, nos oceanos Índico e  Pacífico. O Eunice é considerado o maior Poliqueto (classe de anelídeo que inclui  a incrível quantidade de 8.000 espécies de vermes aquáticos) que existe.
O Eunice fica enterrado embaixo do cascalho e da lama ou então nos corais do leito oceânico, e por meio de suas 5 antenas localizadas na parte anterior do corpo, detecta a presa que é rapidamente apanhada. Além de peixes e outros vermes, moluscos e crustáceos o Eunice pode se alimentar também de algas. 
Quase não se sabe sobre a reprodução desses terríveis vermes aquáticos, mas pesquisadores sugerem que seja sexuada, ocorrendo precocemente quando o indivíduo tenha o tamanho de apenas 100 milímetros; tendo em vista que o tamanho que um bobbit pode chegar é de até 3 metros, a sua vida sexual começa bastante cedo. 
O nome "bobbitt" é apenas um apelido dado por um fotógrafo marinho, em alusão ao caso Bobbit, ocorrido em 1993, quando Lorena Leonor Bobbitt resolveu cortar o pênis do marido, com uma faca, enquanto ele dormia. Quem não viu ligação alguma entre o verme horroroso e a mulher maluca, fique despreocupado que não há! A alusão é totalmente precária. Se pelo menos a Lorena Bobbitt tivesse usado uma tesoura, haveria mais sentido em apelidar o verme com o seu sobrenome. Mas o fato é que o apelido pegou tanto na imprensa quanto no mundo científico.
Em 2009 os funcionários do aquário Blue Reef em Newquay na Inglaterra, encontraram um Bobbitt, após semanas tentando descobrir o motivo de alguns peixes estarem feridos e outros terem desaparecido, além de vários estragos nos corais. O verme com 1,2 metros de comprimento só foi retirado do aquário após ser atraído por pedaços de peixe usados como isca. "Parecia uma criatura de filme de terror!" Disse o curador do aquário Matt Slater. "Não pude acreditar no que vi quando botei os olhos no culpado por tanta destruição", concluiu. .F
Focou??? Fúlvio Garcia



Veja Também: