quinta-feira, 13 de abril de 2017

O timo artificial no combate ao câncer.

Com células tronco retiradas dos próprios pacientes, a chance de rejeição cai para zero.


Cientistas da Universidade da Califórnia estão desenvolvendo um método para transformar as células-tronco do sangue em células T que atacam especificamente as células cancerosas, poupando células saudáveis.
As células T são glóbulos brancos que combatem naturalmente a doença como parte do nosso sistema imunológico. Os cientistas californianos pretendem dar um "up grade" nesses glóbulos brancos, para que eles ataquem tipos específicos de cancro; para isso a idéia é criar um timo artificial. 
O timo é uma glândula linfoide primária, localizada na porção superior do mediastino; ela tem a função de produzir a partir das células tronco do sangue, linfócitos T que são usados em qualquer infecção do corpo; porém, a medida que envelhecemos ou quando adoecemos, essa glândula de defesa torna-se menos eficiente. 
Nos testes realizados pela equipe de cientistas, foi usado um timo artificial, com as mesmas capacidades do original, mais algumas adaptações extras para atacar as células certas do tumor.
No processo natural dentro de nossos corpos, as células T produzidas pelo timo recebem moléculas especializadas, chamadas receptores, que ajudam a encontrar as células infectadas por vírus ou cânceres.
As células T utilizadas contra os tipos de câncer são coletadas de pacientes, reprogramadas com os receptores específicos, e então transfundidas de volta para o corpo. Porém aí há um problema: o processo não é rápido e nem sempre o paciente dispõe do número suficiente de células T. Com o timo artificial, este problema está solucionado.
"Sabemos que a chave para criar um suprimento consistente e seguro de células T que combatem o câncer seria controlar o processo de forma a desativar todos os receptores de células T nas células transplantadas, exceto os receptores de combate ao câncer" Diz Gay Crooks, um dos pesquisadores da equipe.
Uma das grandes vantagens do método do timo artificial é que ele pode ser facilmente reproduzido por outros cientistas e assim torna-se uma forma fácil e rápida de lutar contra o câncer e daqui algum tempo, a disposição de todos. .F
Com informações do Science Alert
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: