sábado, 25 de março de 2017

Uma estátua rara da avó do Faraó Tutancâmon é descoberta.

Enquanto todas as outras representações da rainha que foram encontradas até o momento foram esculpidas a partir de quartzito, esta estátua rara é feita de alabastro.

"Uma estátua bonita, distinta e única", como definiu o ministro de antiguidades Khaled al Anani, foi descoberta por arqueólogos egípcios e europeus, que estavam trabalhando numa escavação no templo funerário de Amenhotep III; ao que tudo indica, trata-se da rainha Tiye esposa do rei Amenhotep III e avó do famoso faraó Tutancâmon.
A estátua esculpida em alabastro foi descoberta, acidentalmente, ao lado da perna direita do colosso de Amenhotep III na escavação em Kom Al-Hittan, na margem ocidental de Luxor, na antiga cidade de Tebas.
A doutora Hourig Sourouzian que chefiou a escavação avaliou a conservação da estátua como muito boas e acrescentou que apesar da idade, todas as cores foram preservadas. 
De acordo com o ministério de Antiguidades do Egito, apesar de bem conservada, os pesquisadores efetuarão trabalhos de restauração na estátua. .F
Com informações do The times
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: