sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Cientistas criam o novo estado da matéria: Cristal do tempo

Abriu-se um novo capítulo na mecânica quântica. A pergunta agora é: Como esse novo estado da matéria e os cristais do tempo poderiam acontecer na natureza?
Duas equipes das universidades de Maryland e Harvard (EUA) garantem que conseguiram criar um cristal que se repete no tempo ao invés de manter seus padrões de átomos formando uma estrutura com uma geometria específica no espaço.
Foi o físico ganhador do prêmio Nobel, Frank Wilczek do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o primeiro a ter a idéia de criar cristais de tempo, transferindo as propriedades dos cristais comuns por meio de quebra de simetria (Este tipo de processo, incomum na natureza física, é vital para a compreensão do modelo padrão das partículas fundamentais, que é um dos mais importantes ramos da física moderna). 
A quebra de simetria é um processo pelo qual um sistema simétrico passa para um estado não simétrico. Wilczek pretendia criar um cristal que tivesse uma regularidade de tempo equivalente ao padrão atômico de todo cristal  no espaço; ou seja, nesse cristal do tempo, haveria uma mudança contínua como o movimento de um relógio. Mas como esse cristal do tempo iria reconfigurar sua estrutura atômica indefinidamente? Para isso seria necessário que ele reutilizasse indefinidamente sua energia, mas isso requeria a violação da primeira e da segunda leis da termodinâmica. Em 2015 a idéia de Wilczec foi considerada impossível, mas já em 2016 uma nova pesquisa foi feita e nela os cristais do tempo poderiam existir teoricamente, desde que houvesse uma força externa agindo sobre eles.
Em um artigo no Jornal  Physical Review Letters publicado em 2016, foram especificadas todas as condições tanto para criar como para observar um cristal do tempo. Neste artigo, o spin quântico teria uma propriedade especial que tornaria possível que ele fosse revertido graças uma força externa aplicada em intervalos regulares. Esse processo foi seguido por dois grupos de cientistas das Universidades Norte Americanas e tanto um como o outro conseguiram criar seus próprios cristais do tempo.  .F

Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: