quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As torres de Nanjing

A maior terá 200 metros, e a menor 107 metros. Juntas, elas vão abrigar mais de 1.000 árvores e cerca de 2.500 arbustos de 23 diferentes espécies locais.


Quais as  novidades no mundo dos projetos de arranha-céus? Esteja certo de que são muitas e tão grandes quanto as construções que vão surgindo nas grandes cidade mundiais; dentre todas as novidades, uma irá deixar os ambientalistas surpresos e sorridentes: A floresta vertical!
A idéia não é muito nova; se olharmos para a história veremos relatos de um enorme jardim construído na Babilônia pelo rei Nabucodonosor II: os Jardins suspensos da Babilônia. Embora alguns historiadores insistam que a existência de tal façanha de engenharia não passa de um mito, no mínimo a idéia foi tão boa que acabou sendo considerada (existindo ou não) uma das sete maravilhas do mundo.
O projeto moderno de colocar plantas e árvores nas alturas, será realizado em Nanjing na China. O plano é de que em 2018 as duas florestas verticais já estejam prontas. Nesta floresta "aérea" serão plantadas pouco mais de 3 mil plantas que gerarão 60kg de oxigênio por dia; quem é ecologicamente correto vai ficar satisfeito com essa construção.
O projeto das duas torres florestais é do arquiteto italiano Stefano Boeri que já possui em seu currículo outras torres florestais construídas em Milão na Itália.
Na torre mais alta de Nanjing, além de muito verde das árvores e arbustos, vai ter também escritórios, uma escola de arquitetura ecológica, um clube e até um museu. A torre mais baixa vai abrigar uma piscina na cobertura e um hotel de 247 quartos da rede Hyatt. A idéia é ótima e inaugura uma nova fase na arquitetura. Já pensou uma cidade como São Paulo totalmente verde, cheia de árvores? .F
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: