sábado, 28 de janeiro de 2017

Go for Gold !

Prefira as torradas douradas! As marronzinhas podem causar câncer!


Chamada de acrilamida, a substância é produzida quando alimentos ricos em amido são aquecidos a altas temperaturas, geralmente acima de 120°C. Normalmente esta temperatura é atingida quando o alimento é frito, torrado ou assado. A substância não apenas incrementa o sabor do alimento e da a ele uma cor amarronzada, crocante e deliciosa, como provoca câncer.

A acrilamida no organismo se converte em glicidamida que se liga ao DNA e provoca mutações celulares. Em outras palavras, toda vez que você come torradas marronzinhas (as bem torradas), aumentam as chances de seu organismo desenvolver câncer. Apesar do estudo  ter sido feito, até agora, em animais, acredita-se que o consumo de torradas marrons e crocantes cause câncer também em humanos. Devido a essa suspeita, o governo do Reino Unido não perdeu tempo e lançou a campanha “Go for gold”, sugerindo que as pessoas devem preparar pães e batatas até  atingir a cor dourada, evitando o marrom.
“Nossas pesquisas indicam que a maioria das pessoas não sabe da existência da acrilamida, e que elas podem conseguir reduzir o consumo individual”, diz Steve Wearne, da Food Standards Agency (FSA). “Queremos que a campanha ‘Go for gold’ enfatize o problema para que os consumidores saibam fazer pequenos ajustes para reduzir o consumo de acrilamida ao mesmo tempo em que continuam ingerindo a quantidade recomendada de vegetais e carboidratos”.
Mas não é apenas as torradas que possuem a tal acrilamida; vários petiscos vendidos nos supermercados da vida levam consigo essa substância. O empenho da agência de alimentos inglesa já está trazendo resultados pelo menos nos alimentos industrializados. Ultimamente é mais fácil dizer quais os alimentos não causam câncer. A quantidade de substâncias que favorecem o aparecimento da doença se multiplica cada vez mais. Já foi o tempo em que parar de fumar era quase uma garantia de estar livre do câncer! .F
Focou??? Fúlvio Garcia

Veja Também: