sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cientistas descobrem novas espécies em caverna na Dalmácia

Os pesquisadores acreditam que ainda podem encontrar mais espécies desconhecidas no futuro


Quem já ouviu dizer que  ainda há muitas espécies de animais que são completamente desconhecidas pelo homem, pode acreditar: essa possibilidade é real! A ciência não é um conjunto de conhecimentos definitivos e imutáveis (como algumas pessoas pensam); logo, sempre haverá algo que os cientistas não conhecem e  também animais ainda não catalogados.
Quem pôde comprovar recentemente que esta idéia está (mais uma vez) correta, foi uma equipe de cientistas croatas que divulgaram a descoberta de 30 novas espécies de invertebrados em cavernas subterrâneas nos alpes Dnáricos no Parque Nacional de Krka na Dalmácia, uma região muito importante para a biodiversidade a nível mundial. Segundo os pesquisadores que passaram 2 anos de buscas neste local, foram encontrados coleópteros (os populares besouros), dipluras ordem de artrópodes que possui,  a partir de agora, mais de 800 espécies, uma salamandra cega que se orienta pelo olfato e pelo tato e uma lesma translúcida. Para quem não sabe o que é uma salamandra, são anfíbios muito parecidos com lagartos, tendo como diferença destes, a ausência de escamas. As salamandras são animais pouco resistentes à secura e por isso vivem em locais úmidos; uma outra característica delas é a sua grande capacidade de regenerar seus membros caso esses sejam perdidos. 
Salamandra (não corresponde à encontrada
 na caverna)

Diplura (não corresponde à encontrada
na caverna)
Além da possibilidade de novos campos de pesquisa tanto para a Biologia quanto para outras áreas ligadas a ela, a descoberta de novas espécies demonstra o quanto ainda precisamos conhecer a respeito da fauna do mundo em que vivemos. .F

Focou???   Fúlvio Garcia