terça-feira, 29 de novembro de 2016

Em 2018 teremos mudanças nas unidades de medida.

A definição do quilograma será atualizada, mas calma você não sentirá a diferença.



Devido as imprecisões nas definições das unidades de medidas, os metrologistas estão planejando atualizações que visam manter a precisão independentemente de fatores externos como temperatura, pressão, desgaste do material que é feito o protótipo, etc.

O que muda?

A mudança não ocorrerá no valor da unidade de medida e sim na sua definição; ou seja, um quilo vai continuar sendo um quilo.
Antes de 1875, a definição do quilograma era dada como sendo igual a um litro de água desmineralizada a 15º C; porém essa definição foi abandonada já que sofria variações em ralação a sua pureza; daí adotou-se outra: o IPK (International Prototype Kilogram - Protótipo Internacional do quilograma) composto por 10% de Irídio e 90% de Platina,  estando sob a guarda do Escritório Internacional de Pesos e Medidas em Sevrès na França. Acontece que  esse IPK, perdeu 50 milionésimos de grama e isso é um problema sério quando o objetivo é a exatidão.
Dentro destas cúpulas está o Protótipo
Internacional de
peso (IPK)
O quilograma é atualmente a única unidade que é ainda baseada em um objeto; todos as outras  são definidas por constantes físicas; por exemplo, em 1983 o metro que era definido pela distância entre riscos numa barra composta também da liga do IPK, passou por uma redefinição, que tornou muito mais preciso o conceito; nesta mudança a barra de irídio e platina foi substituída pela constante da distância que a luz viaja no vácuo em 1/299.792.458 de segundo.
Para o padrão quilograma, será usada a constante de Planck.  As outras unidades de medida também sofrerão atualizações até 2018. .F


Focou???   Fúlvio Garcia