quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A radiação dos celulares e os perigos à saúde

Os celulares causam ou não tumores malígnos?



A pergunta parece estar longe de ser respondida, mas embora faltem provas, o fato é que pode haver sim risco à saúde, pelo menos a longo prazo, principalmente com os tumores de cabeça e de pescoço e acreditem, os de pele e de testículos também. 
Nas últimas décadas os estudos a respeito das ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares e o seu potencial risco à saúde se tornaram cada vez mais repetitivos. A grande questão é se tais ondas tem poder suficiente para causar lesões a nível celular ou melhor, se elas podem quebrar as ligações químicas no DNA das células; para muitos especialistas, isto aconteceria somente se as pessoas fossem expostas a níveis de intensidade muito altos, o que não acontece quando se usa o telefone celular.  
Apesar dos estudos buscarem indícios que comprovem que os celulares sejam responsáveis pelo aparecimento de tumores, não foi encontrada ainda nenhuma relação que confirme a suspeita, pelo menos num prazo de dez anos; porém, o uso do celular ainda é recente e muitos tumores podem começar a ser formados em um prazo muito mais longo. A OMS pretende publicar uma avaliação "definitiva" de risco formal até o próximo ano. 
Ainda que as suspeitas a respeito do risco que os aparelhos celulares possam causar a saúde, sejam desfeitas, é necessário ter em mente que na ciência nada é absolutamente definitivo; um fato tido como verdadeiro hoje, pode ser tido como falso amanhã; ou seja, não se deve abusar da sorte! .F

Veja também:

Radiação emitida por celular pode provocar câncer?


Focou???   Fúlvio Garcia