quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Arqueologia - Os persas conseguiam criar gelo em pleno deserto

Os Yakhchals (poços de gelo) eram as geladeiras do tempo antigo





Quem pensa que a tecnologia é apenas uma coisa dos dias atuais, nos quais o céu é o limite para os mais ambiciosos inventos, está muito enganado; muitas civilizações pela história foram capazes de êxitos tecnológicos que até hoje nos deixam surpresos; as pirâmides do Egito, por exemplo, até hoje intrigam arqueólogos, engenheiros e arquitetos a respeito de como ocorreu a sua construção; como foi possível o transporte dos pesados blocos de pedra até o local em que os edifícios funerários foram construídos e como eles foram postos uns sobre os outros? Além delas há também os aquedutos romanos e vários outras construções incríveis incluindo aí o impressionante Yakhchal persa.
Na atualidade, podemos estocar comida por meses, devido a produtos químicos que mantém a integridade dos alimentos e principalmente por causa de aparelhos de refrigeração como geladeiras; pois bem, em 400 a. C isso também era possível, quase, pelos mesmos motivos: havia um edifício especialmente construído para, vejam só, criar gelo em pleno deserto. 
O Yakhchal era uma estrutura em forma de cúpula, com um espaço e armazenamento subterrâneo onde eram colocados os alimentos. No inverno o gelo que surgia naturalmente nas montanhas próximas era levado e armazenado no Yakhchal e nele passava todo o verão sem derreter; mas como isso era possível? O segredo estava logicamente na construção: a estrutura do Yakhchal é formada por uma argamassa  (chamada Sarooj) composta por uma interessante mistura de areia, argila, clara de ovo, limão, pelo de cabra e finalmente cinzas, resistente a água e a transferência de calor; este material era um isolante térmico bastante eficiente que juntamente com as paredes de 2 metros de espessura na base da construção, garantiam a frieza necessária para conservar os blocos de gelo; além disso, havia também o teto em forma cônica que  guiava todo o calor remanescente para cima, e jogava-o  para fora, por meio de uma abertura (Bâdgirls) no topo do edifício. 

 Interior de um Yakhchal: os apanhadores de vento no topo e nas laterais


Qanat 

Alguns Yakhchal possuíam também um Qanat que nada mais era do que um aqueduto que levava água até sua câmara subterrânea que no inverno resfriava e formava blocos de gelo.

Qanat ligado a um Yakhchal

Bâdgirls

Além do Qanat o Yakhchal poderia ser equipado também com os Bâdgirls que eram apanhadores de vento dispostos na cúpula da construção; esses orifícios capturavam desde correntes de vento até as mais leves brisas levando-os até a câmara e tornando-os gelados até mesmo no verão. Os bâdgirls serviam ainda para expelir o calor do interior do Yakhchal.

Alguns Yakhchals ainda existem em países como o Irã, Tadjiquistão e Afeganistão; aliás, adivinhe qual o nome que se dá a qualquer aparelho refrigerador moderno nesses países? Quem pensou "Yakhchal", acertou! .F

Focou???   Fúlvio Garcia