quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Arqueologia - Uma cópia do Levítico é encontrada dentro de um pergaminho queimado.


      Um  scanner  de última geração combinado a um programa de computador permitiu ler o pergaminho do século III ou IV d.C, sem precisar desenrolá-lo 

Encontrado por arqueólogos a 45 anos atrás, a oeste do Mar Morto, em Ein  Gedi, um frágil pergaminho hebraico foi finalmente aberto, e já revelou uma cópia do Levítico, o terceiro livro do Pentateuco. Esta descoberta não é tão antiga como os manuscritos do Mar Morto (a versão mais antiga dos textos bíblicos), mas nela está sendo utilizada uma técnica arqueológica totalmente moderna, que é capaz de escanear todo o material (o rolo) e logo em seguida desenrolá-lo virtualmente. 
Situação em que o pergaminho foi encontrado


"Há tantos outros materiais originais e emocionantes que podem nos revelar os seus segredos - estamos apenas começando a descobrir o que eles podem nos falar." Disse empolgado o pesquisador Brent Seales da Universidade de Kentucky nos Estados Unidos.

Este pergaminho foi parcialmente queimado no século VI e quando foi descoberto em 1970, ninguém pôde abri-lo pois se desmancharia totalmente. A possibilidade de saber o conteúdo do rolo já havia sido descartada. Os testes de radiocarbono revelaram que ele data do século III ou IV depois de Cristo, mas alguns especialistas que o analisaram acreditam que possa ser mais antigo, isto porque o estilo da caligrafia é do século I no mais tardar de princípios do II.  
Os pesquisadores ficaram surpresos com a semelhança exata desta cópia do Levítico em relação ao texto Massorético (texto hebraico da Bíblia utilizado com a versão universal da Tanakh e como fonte de tradução para o antigo testamento da Bíblia Cristã).
Com a nova tecnologia, outros documentos danificados por algum motivo, poderão ser abertos e finalmente conhecidos. .F



Focou???   Fúlvio Garcia