quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Olimpíadas - Judô



Criado no sec. XIX pelo professor de educação física  Jigoro Kano, o Judô é um esporte de luta resultante da fusão de vários estilos de jujutsu; foi idealizado como um método de defesa pessoal além também de uma forma de desenvolvimento físico, mental e espiritual.

A idéia de Kano, rapidamente deu certo, já que a aceitação ao Judô foi grande primeiramente no Japão e logo em seguida no mundo. Atualmente, a luta é praticada em todos os continentes.

Judô nas olimpíadas 

A luta japonesa fez sua estréia nas olimpíadas em 1964, não participando da seguinte; somente 4 anos mais tarte retornou aos jogos olímpicos, permanecendo até a atualidade.

Regras do Judô

A competição acontece num tatame  de 14 x 16 metros, com duração de 5 minutos. O vencedor é o que conquistar o Ippon  (ponto completo) primeiro. Esse ponto completo ocorre quando o atleta consegue derrubar o seu adversário e além disso, fazer com que ele fique com as costas coladas no chão durante 30 segundos. O wasari é meio ponto, o Yuko um terço de ponto; ocorre quando o atleta cai de lado. Por fim temos a menor pontuação no Judô: o Koka; vale um quarto de ponto e acontece quando o atleta é derrubado e cai sentado.   

Focou ???

Fúlvio Garcia