segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Olimpíadas - Ginástica artística



Força, flexibilidade, coordenação motora e muita disciplina são requisitos fundamentais para um atleta de ginástica artística. Dentre  todas as  modalidades, a ginástica é talvez a mais complexa e mais exigente de todas; devido a isso, a preparação muscular, motora e psicológica de um atleta deve começar desde muito cedo; é necessário anos de preparação; ou seja..., os adultos não ingressam nesse esporte.

A ginástica artística surgiu na Grécia antiga; era uma forma de atividade física, coisa muito preciosa para os gregos; havia clara intenção de fortalecer o corpo e como resultado obtinha-se força, flexibilidade e ótima coordenação motora, tudo no mesmo pacote. Porém, a Grécia não foi a única a descobrir este tipo de esporte; no Egito antigo também haviam pessoas que treinavam piruetas e faziam acrobacias capazes de deixar qualquer um de boca aberta; no país das pirâmides, a intenção não era esportiva, mas circense; o entretenimento era o que se pretendia quando se treinava aquela ginástica. Se os gregos gostavam da ginástica como esporte, os egipcios como arte circense, os romanos tinham outra finalidade para iniciar os treinamentos: preparação militar. O soldado romano devia estar sempre forte e saudável sendo assim, praticar um esporte tão completo como a ginástica era muito importante para uma boa atuação no campo de batalha; além disso, os números "circenses" eram uma distração a mais quando os guerreiros romanos estava descansando das lutas.
Depois da antiguidade, a modalidade foi esquecida para somente surgir novamente na modernidade . Em 1811, foi fundado na Alemanha, por Friederich Ludwig Jahn, um clube unicamente voltado à prática da ginástica. A Jahn deve-se também a criação das regras da Ginástica Artística e de vários aparelhos, até hoje utilizados nos campeonatos, como por exemplo o cavalo com alças, as barras horizontais, trave, barras paralelas e também das modalidades de saltos.
Friederich Ludwig Jahn o fundador da ginástica artística moderna.



Na ginástica a repetição é fundamental para que ocorra o desenvolvimento de massa muscular e conseqüentemente de força e flexibilidade bem como da capacidade aeróbica e anaeróbica do ginasta. O treino de repetição, serve também para que os movimentos sejam automáticos e assim, totalmente naturais. A necessidade de controle e equilíbrio corporal além de perfeição na execução das modalidades impõe ao atleta mais de 4 horas de treinamento por dia.

Provas

Masculino

- Solo
- Cavalo com alças
- Argolas
- Salto sobre o cavalo
- Barras paralelas
- Barra fixa

Feminino

- Solo
- Salto sobre o cavalo
- Barras assimétricas
- Trave

Focou ???

Fúlvio Garcia