quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Astronomia - Chuva de meteoros perseidas


O nosso planeta está em constante viagem pelo espaço e a cada ano completamos uma volta ao redor do Sol; é uma viagem extremamente longa e caso pudéssemos fazê-la, sem esta incrível nave espacial, levaríamos toda nossa existência e não chegaríamos nem no meio do caminho, já que precisaríamos nos deslocar a uma velocidade média de 108.000 km por hora ou 30 km/s. Ou seja, a Terra é o mais rápido meio de transporte de que dispomos.

Um cometa chamado Swift Tuttle (proveniente da constelação de Perseus) cruza este percurso ultra-rápido e deixa pelo caminho vários detritos que o nosso planeta atropela. Qual o resultado disso? Uma chuva de meteoros que podemos ver daqui da superfície. É exatamente isso que irá acontecer nesta madrugada. Quem aguentar ficar acordado de meia noite até as duas e meia, poderá ver até uns 150 meteoros no espaço de uma hora, explodindo na atmosfera. O espetáculo será melhor visto no hemisfério norte, mas os astrônomos garantem que em qualquer parte do globo, poderá ser observado.
Quem perder o espetáculo, fique tranqüilo, pois haverá reprise no próximo dia 18.


Como ver a chuva de meteoros?


Se você quiser ver os meteoros procure um local escuro em seguida com uma bússola procure o norte. 
Infelizmente a zona urbana iluminada a noite, impede que o fenômeno seja bem percebido; contudo ainda é possível; ao posicionar-se, espere uns 30 minutos para que seus olhos se acostumem com a escuridão; enquanto espera não tente abrir seu smartfone pois a luminosidade dele irá confundir seus olhos novamente. 

Focou ???

Fúlvio Garcia