sexta-feira, 1 de julho de 2016

Uma mini era glacial vem aí!



Cientistas prevêem que entre 2020 e 2050 haverá uma mini era glacial. O motivo não está aqui na Terra, mas no Sol; isto devido a diminuição das manchas solares que são regiões no Sol onde ocorrem redução de temperatura e pressão das massas gasosas o que altera o campo magnético do Astro Rei  influindo na ionosfera do nosso planeta, sendo responsável pelas alterações nas comunicações de rádio e  também na variação de emissões de raios ultravioletas, ocasionando assim, mudanças climáticas.

Não pense que essas manchas são pequenas. Como seriam necessárias 109 Terras para cobrir o disco solar, muitas dessas manchas podem ser tranqüilamente muito  maiores que o nosso planeta e também ocorrer várias ao mesmo tempo. A temperatura de uma mancha solar varia em torno de menos de 6.000ºC e acontece nos chamados ciclos solares que são as atividades do sol no período de aproximadamente 11 anos. Para o meteorologista Paul Dorian do site Vencore Weather, quando não há ocorrências das manchas solares é sinal que o mínimo solar irá acontecer.




Mínimo de Maunder

O centro do Mínimo de Maunder corresponde ao inverno mais rigoroso já registrado


O mínimo solar ao contrário do máximo solar, é o período no qual as atividades do Sol diminuem dando início então a transição final do Ciclo solar, ocorrendo assim a estabilização da fotosfera (superfície visível, no caso, do Sol)
Ainda para Dorian, essas ausências de manchas solares serão cada vez mais constantes até chegar a próxima fase do Mínimo solar que está prevista para acontecer em 2019-2020.
Para outros especialistas, teremos uma nova fase do Mínimo de Maunder  que é um período registrado entre 1645 e 1715 em que houve uma baixíssima ocorrência nas manchas solares o que ocasionou aqui na terra uma pequena era glacial; registros históricos relatam que o rio Tâmisa na Itália, por exemplo, ficou congelado. Com o Mínimo de Maunder, a Europa e a América do Norte terão invernos muito mais rigorosos que o normal. No Mínimo de Maunder há variações nas emissões de raios ultra-violetas o que exerce impacto sobre o clima terrestre ocasionando invernos mais brandos em alguns lugares e mais severos em outros.
A professora Valentina Zharkova da Universidade de Northumbria prevê uma queda acentuada nas atividades solares entre 2020 e 2050; portanto quando alguém vier com a conversa de aquecimento global e derretimento de geleiras... diga que precisa focar na informação certa e indique o blog FOCO SUPER NOTÍCIAS!



Focou ???

Fúlvio Garcia