sexta-feira, 8 de julho de 2016

2016 terá um segundo a mais


O IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service) em português, Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra  anunciou hoje que irá sincronizar novamente seus relógios (com atraso de  um segundo) no dia 31 de dezembro. Este ajuste é necessário por causa do movimento de rotação da Terra que sob a ação da atração gravitacional exercida pelo Sol, vai reduzindo o sincronismo entre os relógios atômicos que marcam o tempo universal coordenado (UTC) que é o fuso que serve de referência na contagem do tempo em todas as zonas  do nosso planeta. 
Desde o ano de 1972 esses ajustes são feitos sendo que esta será a 26º vez que é necessário ajustar o relógio atômico de referencia.


Como é que se sabe que é necessário atrasar ou adiantar o UTC


É o IERS que indica. A luz que é captada de galáxias a bilhões de anos luz, é usadas como referência. Os marcadores são progressivamente dessincronizados pelos efeitos gravitacionais; daí quando a diferença chega a 0,9 segundo, o UTC deve ser adiantado ou atrasado. Tudo depende da situação.

Nota: Para quem aprendeu na escola que o horário mundial se baseava no horário do sudeste da cidade de Londres, onde fica o famoso observatório de Greenwich de  longitude  0º 0" e 0', saiba que atualmente a referência mundial do tempo é o UTC (Universal Time Coordinated) Tempo Universal Coordenado, também conhecido como tempo civil, que  ocupa o lugar do GMT  (Greenwich Mean Time) Tempo Médio de Greenwich.  Essa nova denominação se baseia em sistemas atômicos e elimina a importância da localização geográfica na medida do tempo.


Focou ???


Fúlvio Garcia