quarta-feira, 29 de junho de 2016

Que bicho é esse? - Perípatus



Ele é parecido com uma centopéia,  também com uma lesma, possui hábitos noturnos, os evolucionistas dizem ser o elo evolutivo entre os anelídeos e os artrópodes e os biólogos o consideram um fóssil vivo, já que é semelhante a fósseis de 570 milhões de anos. O perípatus é um animal pertencente ao filo Onychophora (vermes veludo) e vivem em ambientes temperados  (temperatura inferior a 20 ºC), em fendas no solo, troncos e folhas de árvores ou arbustos e preferem lugares escuros ou de penumbra.
O Peripatus foi descrito e nomeado em 1826 pelo naturalista britânico Lansdown Guilding quando estudou a história natural da ilha St Vicent. Quem vê  o bicho pela primeira vez fica na dúvida e acaba dizendo que é uma mistura de lesma com centopéia e  lagarta, mas para o olhar técnico dos biólogos, ele compartilha, anatomicamente,  características com os artrópodes e  anelídeos. São nativos da região Sul-americana, porém outros gêneros de Onychophora são encontrados na África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, não tendo nenhum espécime, até agora conhecido, na Europa e na Antártida.
O pequeno animal poderia ser apenas mais um dos inúmeros espécimes descobertos pela ciência se não trouxesse consigo duas características singulares. Vejamos:

O orgão sexual da fêmea é o corpo todo!


O  macho pode depositar seus espermatozóides em qualquer local do corpo da fêmea; o organismo absorverá o conteúdo e o conduzirá via corrente sanguínea até os óvulos, ocorrendo então a fecundação. Interessante não? Mas o que é mais interessante é a sua forma de caçar...


Uma forma inusitada de caçar


O peripatus não tem muito trabalho quando sai à caça; isso pelo fato de possuir uma estratégia que nenhum outro animal tem. Ao encontrar uma vítima, ele usa o par de antenas secundários que tem em sua cabeça para  lançar um jato de muco (com alcance de um metro) que endurece em contato com o ar; o alvo fica imobilizado e  o peripatus se aproxima sem pressa, mastiga o exoesqueleto do animal aprisionado injetando uma saliva que dilui o seu interior; em seguida o perípatus suga todo o conteúdo. Parece um monstro alienígena de um filme de terror classe b. Mas acredite, esse bicho existe!

Veja este vídeo em que o Peripatus caça um Opilião



Focou ??? 
Fúlvio Garcia